Arquivo do blog

domingo

Pode ser minha família restaurada?


Já conversei com muitos casais que resolveram em um determinado momento na caminhada familiar, dizer que não querem mais continuar vivendo com o (a) companheiro (a), naquela casa, por causa de tais problemas particulares. Isto é muito comum hoje! As vezes pensamos que isto só acontece na casa do visinho e, quando nos deparamos, a “desunião familiar” está em nossa casa. Os motivos são quase que unânimes: falta de amor, de diálogo, um filho que não é mais controlado pelos pais por causa de certas amizades, das drogas, prostituição e etc. E, é justamente nos piores momentos que os cônjuges resolvem acatar algumas decisões que às vezes não são boas.  Este fenômeno vai continuar até que todos percebam que o gosto, a força motriz que gera consistência, o ingrediente principal para a durabilidade vocacional familiar é a aceitação da presença de Deus na família.

Toda a união matrimonial deve nascer, crescer e perseverar no amor a três, não a dois. Quem é a terceira pessoa? É Deus! É dEle que dimana todos os meios necessários para toda e qualquer empresa: 1º espiritual, 2º familiar e 3º material. Percebam que há uma hierarquia de valores! O que passa é que, as pessoas invertem esta sequência que é base da estrutura familiar.  E, ao agir assim, tudo desaba. Porque em Deus, somente “Nele, vivemos, nos movemos e existimos” (At 17, 28).

Em meio às dificuldades, passado o alvoroço da discórdia é que se deve tomar uma decisão, respeitando o diálogo desarmado, sempre na calma, sem a elevação das vozes e sem abafar o dom do ouvir, claro, regados pela oração.  Falo da oração porque Santo Agostinho disse que “Rezar sempre resolve! Pois, a oração é a força do homem e a fraqueza de Deus”.

No evangelho de S. João no capítulo II, encontramos uma dica capaz de consertar e santificar um casamento, porque diz o autor que, os noivos convidaram Maria, Jesus, e os discípulos (os santos) para fazerem parte da alegria do casal. E em meio a uma falência na festa (quer dizer no desenrolar da festa matrimonial), na hora certa, uma convidada (Maria), pediu a Jesus que não deixasse faltar o vinho. Hoje, Nossa Senhora faz a mesma coisa nas famílias que pedem o seu auxílio. Ela intercede, juntamente com os santos, a Jesus por nós, para que o Senhor não nos deixe viver sem o vinho do amor, do perdão, da paciência, do silêncio, da saúde, do emprego e da união. É este o remédio para todas as enfermidades que assolam muitas famílias em nossos dias.

É comum que em uma família ocorram situações que fujam de nosso controle! Somente com a insistência de nossas preces, pedindo sempre os dons do Espírito Santo (Is 11, 2ss) é que conseguiremos dizer: “Esta dificuldade tem uma saída!”. Entendamos que, a vida familiar não é uma estrada reta! Tem ela suas curvas, seus túneis, seus precipícios e certas vias interditadas que podem ser superadas com a ajuda das mãos de Deus.  O homem tem que deixar de comandar certas situações que somente o Senhor pode resolver, inclusive, a restauração de nossas famílias.

Aos casais – só o amor sólido é capaz de vencer a divisão. Quando o amor dos pais é traduzido em diálogo, carinho e dedicação; ele se torna grande. E não há obstáculo intransponível para está família. Como conta um autor desconhecido que o verdadeiro amor é capaz de fazer uma mãe ser mais forte do que a fúria de um leão, porque ele torna o ser humano capaz de fazer coisas acima de seus limites.                        Autor: José Wilson Fabrício da Silva

Nenhum comentário: