Mês da Bíblia
Celebração do Primeiro Domingo de
Setembro
*Este
momento deve ser feito fora da celebração da Missa.
*Este
não é um rito que pode ser integrado ao ritual da missa, porque não é uma ação
da Igreja como todo, mas uma mobilização cultural celebrada na comunidade
eclesial no Brasil.
*Pode-se
preparar um altar sóbrio, sem muitas cores e símbolos, pois os demais materiais
podem tirar a centralidade do ambiente em que o destaque é a Bíblia.
*Se
preferirem, posicione apenas a Bíblia ladeada de velas e flores, para que não
seja ofuscado o real valor que se deve dar ao Ambão (estante da Leitura) na
arquitetura do presbitério de nossas igrejas.
*É
proibido pela sagrada Liturgia uma procissão da Bíblia dentro da Missa, no
momento do pós-oração da coleta que antecede as leituras da Liturgia da
Palavra. Exceto a procissão do Evangeliário na aclamação do Evangelho dentro da
Missa.
*A
Igreja pede que a procissão da Palavra de Deus dentro da Missa se faça com o
Evangeliário (Livro dos Evangelhos) na procissão de entrada da Missa (caso não
tenha o Evangeliário é permitido o uso do Lecionário em tal ato litúrgico) e no
rito próprio da aclamação ao Evangelho.
*Na
Missa, deve-se obedecer as normas da Introdução Geral ao Missal Romano. Sobre o
Evangeliário na Missa, o diácono tem a primazia de leva-lo na procissão de
entrada. Se não houver o diácono, o Sacerdote toma a vez de conduzi-lo na
procissão, fora estas condições, favor observar as indicações da Igreja na IGMR:
172. O diácono, levando o Evangeliário um pouco
elevado, vai à frente do sacerdote a caminho do altar; caso contrário, vai ao
lado dele.
173. Ao chegar ao altar, se levar o Evangeliário,
omitida a reverência, aproxima-se do altar. A seguir, depõe o Evangeliário sobre
o altar, e juntamente com o sacerdote, venera o altar com um beijo.
Se não
levar o Evangeliário, faz uma inclinação profunda ao altar juntamente com o
sacerdote, do modo habitual, e venera o altar com um beijo juntamente com ele.
194. Na procissão de entrada, na ausência do
diácono, o leitor (Leitor
instituído pelo Bispo) *isto não vale para o leitor apenas da leitura
da missa participada, vestido com a veste aprovada, pode levar o Evangeliário
um pouco elevado.
195. Chegando ao altar, faz com os outros uma
inclinação profunda. Leva-se o Evangeliário, sobe ao altar e sobre ele depõe o
Evangeliário. Depois ocupa o seu lugar no presbitério, junto com os outros
ministros (instituídos pela
Igreja).
Rito da Entronização da Palavra de Deus na
comunidade
Comentário inicial:
Estamos em
setembro, e no Brasil já é uma tradição que este mês seja lembrado como o “Mês
da Bíblia”. Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o mês da Bíblia,
em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30.
Ao
celebrar o mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a
Palavra de Deus, a amá-la, cada vez mais, e a fazer dela, cada dia, uma leitura
meditada e rezada. É essencial ao discípulo missionário o contato com a Palavra
de Deus para ficar solidamente firmado em Cristo e poder testemunhá-lo no mundo
presente, tão necessitado de sua presença. “Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a
anunciá-lo. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo é
indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. É preciso
fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha
da Palavra de Deus” (DA 247).
A
Bíblia contém tudo aquilo que Deus quis nos comunicar em relação a nossa
salvação. Jesus é o centro e o coração da Bíblia. Em Jesus se cumprem todas as
promessas feitas no Antigo Testamento para o Povo de Deus.
Ao lê-la, não devemos nos esquecer
que Cristo é o ápice da revelação de Deus. Ele é a Palavra viva de Deus. Todas
as palavras da Sagrada Escritura tem seu sentido definitivo Nele, porque é no
mistério de sua morte e ressurreição que o plano de Deus para a nossa salvação
se cumpre plenamente. Por isso, cantando vamos receber a Bíblia em nosso meio,
recordando que neste mês somos convidados a ler e difundir a mensagem bíblica
aos irmãos.
*Todos ficam de pé e recebe a Bíblia
cantando um hino que valorize a Sagrada Escritura. Entronizada na comunidade, o
comentarista pede para que aplaudam a Palavra de Deus, em seguida avisa que
permaneçam de pé para receber a procissão de entrada da missa. O coral entoa o
canto inicial e o comentarista sem mais nada a dizer, volta para seu devido
lugar. E o rito da missa não se altere em nada mais.
José Wilson Fabrício
da Silva, crl
Um comentário:
Quá!!!
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