Suponhamos que a maioria da humanidade professasse a fé cristã e que a grande maioria dos brasileiros fosse católica, como há algum tempo, suponhamos que o cristianismo fosse respeitado e seus dogmas, acreditados e seus ministros, levados a sério...
Isto ainda não seria o importante nem o essencial!
Cristo nosso Deus fez-Se homem para trazer aos homens o Reino de Deus. Ora, esse Reino não acontece primeiramente em estruturas externas, em realidades sócio-político-econômicas... Esse Reino bendito começa no coração, no âmago da vida de cada um de nós!
Assim, não são as maiorias, os prestígios, os aplausos, a concordância ou elogio do mundo que revelam o triunfo do cristianismo, mas sim a vida concreta dos cristãos - na conversão contínua, na mortificação, na oração perseverante, na vitória sobre si mesmo, no amor fraterno - que indicará a vitória de Cristo, a presença bendita no mundo do Reino que Ele veio anunciar e inaugurar com a Sua bendita Encarnação, Sua santíssima Paixão e Sua gloriosa Ressurreição e Ascensão.
Este Reino não é uma coisa, uma realidade inerte, simplesmente objetiva e fria. O Reino é o Santo Espírito do Ressuscitado, que em nós estabelece já aqui a vida da Glória!
Assim, o verdadeiro cristianismo, a real vitória de Cristo aparece primeiramente na minha e na sua vida, caro Leitor. Que mistério tão grande: nós somos o lugar do Reino, a epifania do Reino, a prova da vitória de Cristo feito homem e ressuscitado, salvador e glorificador dos homens na força do Espírito Santo!
- Senhor, tem piedade de nós! Senhor, compadece-Te de nossa fraqueza! Senhor, socorre-nos com a força do Espírito recebido nos Teus santos sacramentos, para que sejamos, vasos de argila, sagrado perfume do Teu Reino que inebriará o mundo e lhe revelará a Tua salvação! Amém.
Bibliografia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário