Arquivo do blog

domingo

Reflexão para o mês vocacional



Deus chama...




O mês de Agosto é um tempo propício para a oração em favor das vocações, e, a Igreja em sua espiritualidade e mística reza e celebra de forma veemente a dimensão vocacional, na certeza de que Deus, Senhor e criador de todas as coisas, enviará colaboradores generosos para o serviço em sua Igreja e no mundo inteiro.
A missão da Igreja acontece graças aos operários, que pelo sopro do Espírito Santo, foram conduzidos a uma experiência profunda de se identificar de forma mais comprometida com a causa de Jesus e se deixaram conduzir pela graça que sustenta, anima e fortalece a vida dos escolhidos e chamados para a missão.
Todos somos vocacionados, primeiro porque Deus que é Pai e nos ama, enriqueceu-nos com tão grande Dom, a vida; Ele também nos convida para colaborar com a construção do seu Reino. Por isso nesse mês rezamos e pedimos ao Senhor da Messe que envie vocações sacerdotais, religiosas e laicais para que continuem a evangelização nos mais diversos lugares e níveis, onde encontram-se os fieis membros do Rebanho, povo de Deus, que a distância não participam da graça que o Divino Mestre quer para todos.
Na oração pelas vocações pedimos “ao Senhor da messe que envie operários”. Pois diante do tamanho e da exigência que tem a vinha do Senhor é necessário que rezemos para que surjam vocações generosas; e que iluminadas possam em sua capacidade responder a tantos desafios do mundo contemporâneo, que traz da pós-modernidade conflitos e situações, que só com a sabedoria oriunda de Deus, como experiênciou Salomão, para ajudar a tantos irmãos na vivencia dos valores cristãos, podem ser sinais da presença do amor de Deus.
O Senhor ainda continua chamando homens e mulheres para assumirem de forma radical o compromisso batismal, numa entrega total á aquele que é o Dono da messe. Mas devemos ser perseverantes na oração, tanto para os que serão chamados, como também para aqueles que há um tempo atrás responderam sim ao chamado e se colocaram a trilhar o caminho da vocação que Deus escolheu para cada filho que se sente chamado por Ele.
Portanto, Deus que é amor precisa ser comunicado a todos os confins da terra, e mais ainda, Ele precisa ser acolhido e amado. E essa tarefa cabe a todos que pela fé seguem a Jesus Cristo em seu projeto de amor, fraternidade, justiça, alegria e paz no Espírito Santo. Por isso em sentido de permanente vigília, continuemos em oração pelas vocações para que nunca faltem operários e a Messe não venha a perecer. Que Maria, Mãe do Salvador, interceda por essa e outras súplicas da Igreja, na certeza do advento do Reino de Deus na vida das pessoas e no mundo.

Autor: Diácono Denis Alves de Lima, crl

(Cônego Regular Lateranense)

Nenhum comentário: