Arquivo do blog

segunda-feira

A Cremação dos corpos, segundo a visão ortodoxa da Igreja Católica Apostólica Romana


         Um funeral cristão nem sempre é um sinal de que o morto possuía uma fé genuinamente Cristã., pois de vez em quando o clero dirige funerais por motivos de decência e respeito ou simplesmente por razões humanitárias ou sociais. De qualquer forma essas são exceções da Lei Cristã, para a qual um funeral Cristão deveria ser dado apenas para aqueles Cristãos que morreram com as justas disposições, tais como fé, contrição e aceitação da Vontade de Deus que é o que torna uma morte boa ou não.

          Em sua obra De Cura pro Defunctis Gerenda,( Sobre os cuidados que se deve ter pelos mortos), Santo Agostinho declara que embora o morto não saiba o que está acontecendo agora na terra, as observâncias dos ritos funerais indiretamente proporcionam-lhes benefícios na medida em que os vivos que visitam suas tumbas são levados a recordá-los e orar por eles.

        Cuidados especiais devem ser tomados com os corpos dos mortos, porque eles foram os companheiros da alma nas atividades da vida e ainda mais porque tendo sido parte de uma pessoa humana durante sua vida terrena, tais corpos serão novamente parte daquela mesma pessoa na ressurreição final, da qual a Ressurreição de Cristo é causa, certeza e esperança.

         Enquanto muitas religiões acreditam na imortalidade da alma, podemos dizer que a fé na ressurreição do corpo é uma doutrina exclusivamente Cristã, e essa é entre todas as crenças, a mais difícil para a razão humana aceitar, já que é objeto pura e simplesmente de fé e o maior de todos os paradoxos .

          Quando São Paulo foi pregar em Atenas no ano 51 DC, um lugar onde se reunia toda a sorte de gentios, filósofos Epicureus e Estóicos o conduziram do mercado para o Aeropagus de forma que todos pudessem ouvir aquele homem extraordinário. Mas bastou o Apóstolo começar a pregar sobre a ressurreição dos mortos que eles o deixaram falando sozinho e saíram como quem diz: "sobre esse assunto, fica pra uma outra vez".

         Dentro do paganismo a imortalidade da alma às vezes é aceita, mas a idéia de distinção entre a recompensa que a alma virá a receber, não: todas as religiões pagãs caem na mesma escuridão a respeito do que seria uma vida sem a vida. As antigas religiões místicas tinham uma vaga idéia de recompensa pela virtude e de uma abençoada perfeição numa vida futura. Mas nenhuma religião, com exceção do Cristianismo sustenta claramente que nossos corpos ressuscitarão novamente um dia, e continuarão o curso de nossas vidas, tendo nossa identidade pessoal restaurada em sua plenitude.

        E foi exatamente para nutrir a fé nessa doutrina que a razão encontra tanta dificuldade em aceitar, mas que é tão fundamental para o Catolicismo (Se não há ressurreição dos mortos e nem Cristo ressuscitou, vã é a nossa fé - I Cor.15;13:14) que a Igreja sempre se opôs à cremação dos corpos de seus fiéis, ao passo que sempre permitiu uma certa variedade de enterros, seja a princípio dentro de igrejas no caso dos mártires, ou nos jardins das igrejas, em solos consagrados fora da cidade ou mesmo em cemitérios seculares.

         Obviamente que o homem deixa de existir quando a morte o atinge, mas o corpo que está ali pertenceu a um ser humano e voltará a pertencer novamente na ressurreição final e isso já é o suficiente para que ele seja tratado com respeito e devidos cuidados.

        Podemos afirmar que a prática antiga e contínua dos cristãos enterrarem os mortos tem raízes no Evangelho e São Paulo explica melhor o seu significado em I Coríntios 15:42, quando compara o corpo a uma semente que semeado na corrupção, ressuscita incorruptível. O enterro Cristão é portanto e antes de tudo, uma imitação do que aconteceu com o corpo de Cristo.

         A Igreja nunca disse que a redução do corpo a cinzas pela incineração ou cremação é um obstáculo à ressurreição, mas como uma religião que aceita a validade do simbolismo, a Igreja dificilmente falharia em considerar a cremação como um sinal contrário à ressurreição dos corpos. Em outras palavras, a cremação pode até não contradizer diretamente a idéia da ressurreição, mas certamente joga por terra todo o simbolismo conexo à prática do enterro, bem como priva de significado vários termos usados pelos cristãos que datam de tempos imemoriais. Por exemplo, a palavra "cemitério"em sua origem significa: "local de repouso"; a palavra italiana"camposanto" significa "campo sagrado dedicado a Deus"; a palavra latina "depositio" usada no ritual em latim para exéquias é derivada nem tanto do ato de se"depositar" algo na terra, mas sim do ato legal de se entregar em depósito o corpo Cristão que será restaurado no dia da ressurreição final.

           Como podemos ver, esse simbolismo é tão forte que levou a Igreja a adotar uma matéria a esse respeito: durante o século 19 e parte do século 20, a cremação era vista pelos Católicos como um sinal claro de que aquela pessoa era um pagão, ou seja, não era Cristão e nem acreditava na ressurreição. Às vezes a pessoa optava pela cremação apenas pelo medo infundado de ser enterrado vivo e não por descrença ou por ser pagão, mas de qualquer modo o Código de Direito Canônico de 1917, Cânon 1203, recusava a permitir ou reconhecer pedidos para cremação da parte dos fiéis Católicos. Já o Novo Código de Direito Canônico de 1983, Cânon 1176 permite a cremação reforçando as grandes mudanças que houveram na Igreja no período pós-conciliar. Com isso, nas cidades onde existem crematórios, rapidamente o número de cremações ultrapassou o número de enterros.

          Esse obscurecimento de práticas distintamente Cristãs, mesmo numa matéria que vem de uma imemorial tradição e a qual possui um genuíno significado religioso, faz parte da acomodação geral do Catolicismo ao espírito do mundo, da diluição do sagrado, do penetrante utilitarismo e de um verdadeiro eclipse no chamado fundamental do homem para uma realidade que está muito além da figura desse mundo.
Trecho retirado da obra do autor Iota Unum.

Como a Igreja Católica lidar com os homossexuais?


Agradeço a todos os internautas que presenteiam este blog com milhares de visitas mensais! E respondendo a pergunta de uma irmã no Senhor que admira o nosso trabalho virtual, faço chegar a todos o seu questionamento, crendo eu que, seja do interesse de todos vocês:



Sabemos que nossa Igreja tem as Fontes de Fé que são: Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição que, ensinada pelo Magistério, infunde nos corações dos fiéis o Amor de Deus.
Sendo assim, só responderemos objetivamente esta pergunta, quando formos ao Catecismo da Igreja Católica nos números 2357, 2358 e 2359. O Catecismo começa definindo a homossexualidade como relações entre homens e mulheres que sentem atração sexual, exclusiva ou predominante, por pessoas do mesmo sexo. E, brevemente relata um pouco da existência da homossexualidade ao longo dos séculos e culturas, mas que deixa claro que sua gênese psíquica é desconhecida. A Igreja afirma que as relações homo-afetivas são contrárias as leis naturais, fechando assim, o ato sexual ao dom na vida.

Mas, mesmo assim, os homossexuais devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. E chama a atenção para que não se manifeste qualquer sinal de discriminação injusta. Porque elas também são chamadas a realizar a vontade de Deus na sua vida e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da Cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar por causa de sua condição.  Elas também são chamadas a viver a castidade e, pela oração e pela graça sacramental, podem e devem se aproximar, gradual e resolutamente, da perfeição cristã.


A Igreja sempre pregou e pregará a mudança de vida pelo Poder restaurador de Jesus Cristo, nosso Único Salvador e Deus no Pai e no Espírito Santo. Mas a conversão chega somente à aqueles que permitem que ela aconteça. Sendo assim, o tempo de mudança de vida, varia de uma pessoa para outra. Mas, quando ela acontece é verdadeira e aceita pelo Senhor Misericordioso. 

sábado

Consagração a Imaculada Conceição



Querida Mãe Imaculada,
Quero hoje, diante de vossa Imagem, reconhecer-vos como a Soberana de minha vida. Bem sei que, depois de Deus, sois a quem devemos nos confiar totalmente para que, tudo o que somos, fazemos e temos, seja consagrado a ti. Por isto, agora diante de tudo e de todos, entrego a minha alma com todas as suas faculdades e potências. Entrego os meus sentimentos, meus olhos, minha boca, meus ouvidos e todo o meu corpo, com toda a centralidade que está em meu coração. Tudo é propriedade vossa! Conservai, limpai e revestir-me de graças, como faz uma mãe com os seus filhos, para que, quando terminar o curso de minha vida terrena, vós me apresentais ao Deus Santo, Forte, Imortal, Poderoso e Glorioso, Nosso Senhor Jesus com Pai no Espírito Santo. Imprimi em mim os dons da pureza da mente, do coração e todo o corpo. Aumentai em meu ser o dom da humildade. Senhora Imaculada, padroeira de nossa paróquia, proclamo com toda a minha alma que ao Deus vivo pertenço, não permitais que as forças malignas, o ódio, a inveja, a ira e a vingança me destrua. Amarrai todas as ciladas do inimigo aos pés da Cruz do Senhor, para que seja dissipada as potências do inferno para sempre, pelo poder de vosso Filho. Dignai-me aceitar no número de vossos filhos e filhas que já vivem em Deus eternamente. Amém.

Novena a Imaculada Conceição





Apresentação
Queremos aqui com grande afeição, a Virgem Maria Mãe da Conceição!”, vimos o tempo passar e todos cantando esse belo hino que marca profundamente a fé do povo de nossa cidade. O amor que os filhos dessa terra têm pela Mãe Imaculada é incomparável, pois constatamos que em nenhuma cidade da região, nunca se vê tanta gente acompanhando a Imagem de Maria em procissão, como aqui. Tem sim, a outros santos de nossa devoção, mas a Mãe de Deus, nesta cidade, vemos transparecer isto claramente. É gente chegando de todo os recantos! Quem está longe, em outros estados, querem está na sua cidade natal, justamente nestes dias de dezembro. Porque querem acompanhar Nossa Senhora que deixa a sua casa para abençoar de perto as ruas de nossa cidade. A Mãe vai à frente, seus filhos lhe acompanham. Os filhos mais próximos não sentem tanta alegria porque já estão pertinho da Mãezinha, mas os filhos que vem de longe, chega aos pés da Mãe chorando, agradecendo a ela por mais um ano, porque muitos dos que estavam o ano passado, já foram para a Casa do Pai; vem eles agradecer as bênçãos recebidas; vem renovar seu voto de amor; vem pedir uma graça; enfim, vem dizer: “eu te amo minha padroeira!” Por isto, como um filho devoto da Mãe Imaculada dessa cidade, faço está novena e a entrego nas mãos dos meus irmãos queridos, para que estejamos em um só coração e uma só alma. Não importando a distância, mas estejamos todos unidos no mesmo espírito de oração. Ao lado de nosso pároco e de nosso vigário paroquial, queremos com amor servir ao nosso Deus, Ele vai conosco e nos conduz, sobre o olhar da Mãe da Conceição, juntos caminhamos com Jesus. Tenhamos todos uma abençoada Festa!
                                                                   CorazoRobles1 José Wilson Fabrício da Silva, OCRL



Primeiro dia da Novena de Nossa Senhora da Conceição

Comentário:
Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem vindos á casa de Maria!
Estamos aos pés de Nossa Senhora como seus filhos devotos para reverenciar-La; onde queremos, com as nossas preces, agradecer-La por todas as suas intervenções entre nós e Deus, pelo seu amparo de Mãe e pelo socorro de suas orações por nós. Está aqui em oração, é reconhecer que sabemos em quem colocamos a nossa fé. É em Jesus nosso Único Salvador, Filho bendito de Imaculada Conceição, que vive conosco noite e dia em nossos Sacrários. Por isso vamos todos olhar para a entrada de nossa igreja e acolher a pequenina imagem de Nossa Senhora da Conceição, para assim, iniciar os louvores dessa noite. (cantemos....)
Coloca-se a imagem em um lugar preparado, depois se ascende as velas e juntos se reza esta oração
01-   Oração para todos os dias
Deus vos salve, Maria, cheia de graça e bendita mais que todas as mulheres, Virgem singular, Virgem soberana e perfeita, eleita por Mãe de Deus e preservada por Ele de toda culpa desde o primeiro instante de sua Concepção:
Assim como por Eva nos veio a morte, assim nos vem a vida por ti, que pela graça de Deus tens sido eleita para ser Mãe do novo povo que Jesus Cristo tem formado com seu Sangue.
A ti, puríssima Mãe, restauradora da caída linhagem de Adão e Eva, viemos confiantes e suplicantes nesta novena, para rogar que nos concedas a graça de sermos verdadeiros filhos teus e de teu Filho Jesus Cristo, livres de toda mancha de pecado.
Confiantes, Virgem Santíssima, que haveis sido feita Mãe de Deus, não somente para vossa dignidade e glória, senão também para salvação nossa e proveito de todo o gênero humano.
Confiantes que jamais se tem ouvido dizer que um somente de quantos tem acudido a vossa proteção e implorado vosso socorro, tem já sido desamparado.
Não nos deixeis, porque se nos deixais nos perderemos no caminho do mal. Que a cada dia crescemos sempre mais em vossa verdadeira devoção e no amor a Nosso Senhor Jesus Cristo que Reina com o Espírito Santo na glória de Deus Pai. Amém!
Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias em honra as sete dores e alegrias de Nossa Senhora. Terminada as orações, inicia-se a Ladainha de Nossa Senhora

02-   02- Ladainha de Nossa Senhora
Mãe de Deus, clamamos a vós.
Mãe de Deus, clamamos a vós.

Os coros dos anjos vos louvam... MARIA CLAMAMOS A VÓS!
Vós fostes Concebida sem pecado/ Sois a nova Eva pelos homens esperada/ Sois a glória de Jerusalém.
Saúdam-vos todos os santos/ o mundo dos astros vos louva/ os homens na terra vos louvam.
Vós sois medianeira das graças/ sois Sede de Sabedoria/ sois Mãe da eterna beleza/ sois Mãe do Perpétuo Socorro/ sois Mãe do Amor verdadeiro.
Vós sois a alegria dos santos/ dos mártires sois a Rainha/ vós sois a Rainha dos justos/ vós sois o Socorro na luta/ da Paz sois fiel mensageira.
Sois fonte de toda Virtude/ sois Templo do Espírito Santo/ sois Arca da Nova Aliança/ do Reino dos céus sois a porta/ sois glória da Santa Igreja.
Vós sois o refúgio nas dores/ Vós sois o auxílio do povo/ vós sois dos enfermos, saúde/ Consolo dos desamparados/ na morte sois nossa esperança.
Terminada a Ladainha, concluí-se com a oração do dia correspondente
Oração
Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e benigníssimo Redentor nosso:
Assim como preservaste a Maria do pecado original em sua Imaculada Concepção, e a nós nos fizeste o grande beneficio de livramos dele por meio de teu Santo batismo, assim vos rogamos humildemente nos concedas a graça de nos portarmos sempre como bons cristãos, regenerados em ti, Nosso Pai Altíssimo.


Terminada a oração, canta-se o hino de Nossa Senhora e todos já se preparam para a Santa Missa.









Segundo dia da Novena de Nossa Senhora da Conceição
Comentário:
Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem vindos á casa de Maria!
Estamos aos pés de Nossa Senhora como seus filhos devotos para reverenciar-La; onde queremos, com as nossas preces, agradecer-La por todas as suas intervenções entre nós e Deus, pelo seu amparo de Mãe e pelo socorro de suas orações por nós. Hoje vamos pedir a Nossa Mãe da Conceição que ela alcance para nós de Nosso Senhor Jesus Cristo estas três graças: A primeira, não cometer jamais pecado mortal; A segunda, um grande apreço da virtude cristã, A terceira, uma boa morte. Além disso, as graças particulares que estamos pedindo nesta novena. Por isso vamos todos olhar para a entrada de nossa igreja e acolher a pequenina imagem de Nossa Senhora da Conceição, para assim, iniciar os louvores dessa noite. (cantemos....)
Coloca-se a imagem em um lugar preparado, depois se ascende as velas e juntos se reza esta oração
Reza-se a oração 01 do primeiro dia
Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias em honra as sete dores e alegrias de Nossa Senhora. Terminada as orações, inicia-se a Ladainha de Nossa Senhora

Terminada a ladainha reza-se esta oração:
Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e benigníssimo Redentor nosso: Assim como preservaste a Maria de todo pecado mortal em toda sua vida e a nós nos dais graça para evita-lo e o Sacramento da confissão para remedia-lo, assim vos rogamos humildemente, por intercessão de tua Mãe Imaculada, nos concedas a graça de não cometer nunca pecado mortal, e se acontecer tão terrível desgraça, a de sair dele quanto antes por meio de uma boa confissão.

Terminada a oração, canta-se o hino de Nossa Senhora e todos já se preparam para a Santa Missa.


Terceiro dia da Novena de Nossa Senhora da Conceição
Comentário:
Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem vindos á casa de Maria!
Estamos aos pés de Nossa Senhora como seus filhos devotos para reverenciar-La; onde queremos, com as nossas preces, agradecer-La por todas as suas intervenções entre nós e Deus, pelo seu amparo de Mãe e pelo socorro de suas orações por nós. Hoje Louvemos e demos graças à Trindade Augusta de Deus que nos mostrou a Virgem vestida de sol, calçada de lua e coroada de doze estrelas. Louvado seja o Pai Eterno que adornou Maria com todas as virtudes. Além disso, as graças particulares que estamos pedindo nesta novena. Por isso vamos todos olhar para a entrada de nossa igreja e acolher a pequenina imagem de Nossa Senhora da Conceição, para assim, iniciar os louvores dessa noite. (cantemos....)
Coloca-se a imagem em um lugar preparado, depois se ascende as velas e juntos se reza esta oração
Reza-se a oração 01 do primeiro dia
Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias em honra as sete dores e alegrias de Nossa Senhora. Terminada as orações, inicia-se a Ladainha de Nossa Senhora

Terminada a ladainha reza-se esta oração:
Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e benigníssimo Redentor nosso:
Assim como preservaste a Maria de todo pecado venial em toda sua vida, e a nós nos pedes que purifiquemos mais e mais nossas almas para sermos dignos de ti, assim vos rogamos humildemente, por intercessão de tua Mãe Imaculada, nos concedas a graça de evitar os pecados veniais e a de procurar e obter cada dia mais pureza e delicadeza de consciência.

Terminada a oração, canta-se o hino de Nossa Senhora e todos já se preparam para a Santa Missa.

Quarto dia da Novena de Nossa Senhora da Conceição
Comentário:
Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem vindos á casa de Maria!
Estamos aos pés de Nossa Senhora como seus filhos devotos para reverenciar-La; onde queremos, com as nossas preces, agradecer-La por todas as suas intervenções entre nós e Deus, pelo seu amparo de Mãe e pelo socorro de suas orações por nós. Hoje Louvemos e demos graças ao Filho de Deus, que escolheu Maria para sua Mãe, nEla se encarnou e habitou e, dEla nasceu o Deus humanado. Além disso, as graças particulares que estamos pedindo nesta novena. Por isso vamos todos olhar para a entrada de nossa igreja e acolher a pequenina imagem de Nossa Senhora da Conceição, para assim, iniciar os louvores dessa noite. (cantemos....)

Coloca-se a imagem em um lugar preparado, depois se ascende as velas e juntos se reza esta oração
Reza-se a oração 01 do primeiro dia
Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias em honra as sete dores e alegrias de Nossa Senhora. Terminada as orações, inicia-se a Ladainha de Nossa Senhora

Terminada a ladainha reza-se esta oração:
Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e benigníssimo Redentor nosso:
Assim como livrais a Maria da inclinação ao pecado e lhe destes domínio perfeito sobre todas suas paixões, assim vos rogamos humildemente, por intercessão de Maria Imaculada, nos concedas a graça de ir domando nossas paixões e destruindo nossas más inclinações, para que vos possamos servir, com verdadeira liberdade de espírito, sem imperfeição nenhuma.

Terminada a oração, canta-se o hino de Nossa Senhora e todos já se preparam para a Santa Missa.



Quinto dia da Novena de Nossa Senhora da Conceição
Comentário:
Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem vindos á casa de Maria!
Estamos aos pés de Nossa Senhora como seus filhos devotos para reverenciar-La; onde queremos, com as nossas preces, agradecer-La por todas as suas intervenções entre nós e Deus, pelo seu amparo de Mãe e pelo socorro de suas orações por nós. Hoje louvemos e demos graças ao Espírito Santo que escolheu Maria por sua esposa.  Louvado seja o Espírito Santo por quem Maria foi medianeira de todas as graças. Além disso, as graças particulares que estamos pedindo nesta novena. Por isso vamos todos olhar para a entrada de nossa igreja e acolher a pequenina imagem de Nossa Senhora da Conceição, para assim, iniciar os louvores dessa noite. (cantemos....)

Coloca-se a imagem em um lugar preparado, depois se ascende as velas e juntos se reza esta oração
Reza-se a oração 01 do primeiro dia
Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias em honra as sete dores e alegrias de Nossa Senhora. Terminada as orações, inicia-se a Ladainha de Nossa Senhora

Terminada a ladainha reza-se esta oração:
Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e benigníssimo Redentor nosso:
Assim como, desde o primeiro instante de sua Concepção, destes a Maria mais graça que a todos os Santos e anjos do céu, assim vos rogamos humildemente, por intercessão de tua Mãe Imaculada, nos inspires um apreço singular da divina graça que Vós nos adquiriste com teu sangue, e nos concedas o aumentar mais e mais com nossas boas obras e com a recepção de teus Santos Sacramentos, especialmente o da Comunhão.

Terminada a oração, canta-se o hino de Nossa Senhora e todos já se preparam para a Santa Missa.




Sexto dia da Novena de Nossa Senhora da Conceição
Comentário:
Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem vindos á casa de Maria!
Estamos aos pés de Nossa Senhora como seus filhos devotos para reverenciar-La; onde queremos, com as nossas preces, agradecer-La por todas as suas intervenções entre nós e Deus, pelo seu amparo de Mãe e pelo socorro de suas orações por nós. Hoje louvemos ao nosso Deus pela existência de nossa paróquia, pela presença ininterrupta de todos os bispos e sacerdotes que por aqui passaram ao longo das décadas. Além disso, as graças particulares que estamos pedindo nesta novena. Por isso vamos todos olhar para a entrada de nossa igreja e acolher a pequenina imagem de Nossa Senhora da Conceição, para assim, iniciar os louvores dessa noite. (cantemos....)

Coloca-se a imagem em um lugar preparado, depois se ascende as velas e juntos se reza esta oração
Reza-se a oração 01 do primeiro dia
Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias em honra as sete dores e alegrias de Nossa Senhora. Terminada as orações, inicia-se a Ladainha de Nossa Senhora

Terminada a ladainha reza-se esta oração:
Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e benigníssimo Redentor nosso:
Assim como, desde o primeiro momento, destes a Maria, com toda plenitude, as virtudes sobrenaturais e os dons do Espírito Santo, assim vos suplicamos humildemente, por intercessão de tua Mãe Imaculada, nos concedas a nós a abundancia destes mesmos dons e virtudes, para que possamos vencer todas as tentações e tenhamos muitos atos de virtude dignos de nossa profissão de cristãos.

Terminada a oração, canta-se o hino de Nossa Senhora e todos já se preparam para a Santa Missa.

                                               
Sétimo dia da Novena de Nossa Senhora da Conceição
Comentário:
Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem vindos á casa de Maria!
Estamos aos pés de Nossa Senhora como seus filhos devotos para reverenciar-La; onde queremos, com as nossas preces, agradecer-La por todas as suas intervenções entre nós e Deus, pelo seu amparo de Mãe e pelo socorro de suas orações por nós. Hoje louvemos ao nosso Deus pela existência de todos os movimentos, associações e pastorais de nossa paróquia! Pelos nossos dizimistas que reconhece o amor que eles têm pela Casa do Senhor. Além disso, as graças particulares que estamos pedindo nesta novena. Por isso vamos todos olhar para a entrada de nossa igreja e acolher a pequenina imagem de Nossa Senhora da Conceição, para assim, iniciar os louvores dessa noite. (cantemos....)

Coloca-se a imagem em um lugar preparado, depois se ascende as velas e juntos se reza esta oração
Reza-se a oração 01 do primeiro dia
Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias em honra as sete dores e alegrias de Nossa Senhora. Terminada as orações, inicia-se a Ladainha de Nossa Senhora
Terminada a ladainha reza-se esta oração:
Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e benigníssimo Redentor nosso:
Assim como destes a Maria, entre as demais virtudes, uma pureza e castidade eximia, pela qual é chamada Virgem das virgens, assim vos suplicamos, por intercessão de tua Mãe Imaculada, nos concedas a dificilíssima virtude da castidade, que tantos tem conservado mediante a devoção da Virgem e tua proteção.

Terminada a oração, canta-se o hino de Nossa Senhora e todos já se preparam para a Santa Missa.


Oitavo dia da Novena de Nossa Senhora da Conceição
Comentário:
Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem vindos á casa de Maria!
Estamos aos pés de Nossa Senhora como seus filhos devotos para reverenciar-La; onde queremos, com as nossas preces, agradecer-La por todas as suas intervenções entre nós e Deus, pelo seu amparo de Mãe e pelo socorro de suas orações por nós. Hoje louvemos ao nosso Deus pela existência de todas as comunidades de nossa paróquia, quer seja urbana ou rural, porque assim, mesmo vivendo em realidades diferentes, somos um só coração e uma só alma. Além disso, as graças particulares que estamos pedindo nesta novena. Por isso vamos todos olhar para a entrada de nossa igreja e acolher a pequenina imagem de Nossa Senhora da Conceição, para assim, iniciar os louvores dessa noite. (cantemos....)

Coloca-se a imagem em um lugar preparado, depois se ascende as velas e juntos se reza esta oração
Reza-se a oração 01 do primeiro dia
Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias em honra as sete dores e alegrias de Nossa Senhora. Terminada as orações, inicia-se a Ladainha de Nossa Senhora



Terminada a ladainha reza-se esta oração:
Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e benigníssimo Redentor nosso:
Assim como destes a Maria a graça de uma ardentíssima caridade e amor de Deus sobre todas as coisas, assim vos rogamos humildemente, por intercessão de tua Mãe Imaculada, nos concedas um amor sincero de ti,
Oh! Deus Senhor nosso!
Nosso verdadeiro bem, nosso bem feitor, nosso Pai, e que antes queiramos perder todas as coisas que ofender-Vos com um somente pecado.

Terminada a oração, canta-se o hino de Nossa Senhora e todos já se preparam para a Santa Missa.
Nono dia da Novena de Nossa Senhora da Conceição
Comentário:
Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem vindos á casa de Maria!
Estamos aos pés de Nossa Senhora como seus filhos devotos para reverenciar-La; onde queremos, com as nossas preces, agradecer-La por todas as suas intervenções entre nós e Deus, pelo seu amparo de Mãe e pelo socorro de suas orações por nós. Hoje louvemos ao nosso Deus pelo amor materno de Nossa Senhora que é um reflexo do coração de Deus. Porque nos concedeu por mais um ano venerar a Imaculada Conceição em mais uma festa. Além disso, as graças particulares que estamos pedindo nesta novena. Por isso vamos todos olhar para a entrada de nossa igreja e acolher a pequenina imagem de Nossa Senhora da Conceição, para assim, iniciar os louvores dessa noite. (cantemos....)

Coloca-se a imagem em um lugar preparado, depois se ascende as velas e juntos se reza esta oração
Reza-se a oração 01 do primeiro dia
Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias em honra as sete dores e alegrias de Nossa Senhora. Terminada as orações, inicia-se a Ladainha de Nossa Senhora

Terminada a ladainha reza-se esta oração:
Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e benigníssimo Redentor nosso:
Assim como tens concedido a Maria a graça de ir ao céu e de ser nele colocada no primeiro lugar depois de Vós, vos suplicamos humildemente, por intercessão de Maria Imaculada, nos concedas uma boa morte, que recebamos bem os últimos sacramentos, que expiremos sem mancha nenhuma de pecado na consciência e vamos ao céu, para sempre aproveitar, em tua companhia e a de nossa Mãe, com todos os que se tem salvado por ela.

Terminada a oração, canta-se o hino de Nossa Senhora e todos já se preparam para a Santa Missa.
Consagração a Imaculada Conceição
Querida Mãe Imaculada,
Quero hoje, diante de vossa Imagem, reconhecer-vos como a Soberana de minha vida. Bem sei que, depois de Deus, sois a quem devemos nos confiar totalmente para que, tudo o que somos, fazemos e temos, seja consagrado a ti. Por isto, agora diante de tudo e de todos, entrego a minha alma com todas as suas faculdades e potências. Entrego os meus sentimentos, meus olhos, minha boca, meus ouvidos e todo o meu corpo, com toda a centralidade que está em meu coração. Tudo é propriedade vossa! Conservai, limpai e revestir-me de graças, como faz uma mãe com os seus filhos, para que, quando terminar o curso de minha vida terrena, vós me apresentais ao Deus Santo, Forte, Imortal, Poderoso e Glorioso, Nosso Senhor Jesus com Pai no Espírito Santo. Imprimi em mim os dons da pureza da mente, do coração e todo o corpo. Aumente em meu ser o dom da humildade. Senhora Imaculada, padroeira de nossa paróquia, proclamo com toda a minha alma que ao Deus vivo pertenço, não permitais que as forças malignas, o ódio, a inveja, a ira e a vingança me destrua. Amarrai todas as ciladas do inimigo aos pés da Cruz do Senhor, para que seja dissipada as potências do inferno para sempre, pelo poder de vosso Filho. Dignai-me aceitar no número de vossos filhos e filhas que já vivem em Deus eternamente. Amém.
                                                Autor: José Wilson Fabrício da Silva, OCRL