Arquivo do blog

domingo

Os destruídos pelos vícios têm solução?




Conversando estes dias com alguns confrades, ouvia e relatava fatos concretos de pessoas que uma vez ou outra, se aproximaram de nós e, expondo suas vidas, já não tem mais esperança da salvação que está em Jesus Cristo. Pessoas que dizem: “Eu faço isto ou aquilo porque já estou no inferno mesmo”.


Esta afirmação me causou uma angústia tremenda, me fazendo a passar horas diante do Santíssimo Sacramento e debruçado sobre a Palavra de Deus para entender algumas coisas. Então a conclusão que faço está aqui:


Deus tem poder para retirar da sucata de Satanás, aquilo que não presta para fazer uma obra nova!


Não podemos, nem devemos limitar a misericórdia de Deus ao nosso mero julgamento, pois não importa o pecado, o Senhor o perdoa e dar vida nova ao arrependido.


Os passos para uma transformação de vida está aqui:
1° - se reflete sobre todas as ações praticadas que não são da vontade de Deus, que com tais atos fere o outro, consequentemente, fere a mim também;
2° - o peso da ação, chamamos de pecado! logo eu chego a concluir que a obra realizada não foi boa, faço voto a Deus e ao irmão ferido de não mais praticar tal ato. Utiliza-se aqui do Sacramento da Confissão;
3° - o último passo que dou, será de viver como perdoado, pedindo a graça do Senhor para não viver a vida passada, encarando a nova vida que Deus lhe confiou com o perdão.

Isto, chamamos na Igreja de processo de conversão. O Catecismo da Igreja nos ensina que o sacerdote deve estar aberto para receber o pecador porque ele é “o sinal e o instrumento do amor misericordioso de Deus para com o pecador”. (CIC 1465)
           
            Para entendermos melhor os efeitos desse processo, ou a razão de existir estes passos importantes que todos nós somos convidados a dar sempre em nossa caminha na Igreja, o Catecismo nos instrui para que entendamos os efeitos do Sacramento da Penitência:


Toda a força da Penitência reside no fato de ela nos reconstituir na graça de Deus e de nos unir a Ele com a máxima amizade. “Portanto, a finalidade e o efeito deste sacramento é a reconciliação com Deus.
 Os que recebem o sacramento da Penitência com coração contrito e disposição religiosa “podem usufruir a paz e a tranquilidade da consciência, que vem acompanhada de uma intensa consolação espiritual”. Com efeito, o Sacramento da Reconciliação com Deus traz consigo uma verdadeira “ressurreição espiritual”, uma restituição da dignidade e dos bens da vida dos filhos de Deus, entre os quais o mais precioso é a amizade de Deus (Cf Lc 15,32). (CIC 1468)


            Sendo assim, devemos nos calar e aceitar o perdão de Deus como algo que não fica inflamado, relembrado ou com ressalvas. Pois quando Deus perdoa é para sempre, não guarda rancor, nem nos joga na cara as faltas passadas. Se nós entendêssemos isto, não ficaríamos nos martirizando por faltas passadas que confessamos. Deus já nos perdoou, o problema está em nós mesmo, de não aceitar o perdão total do Senhor. 


Autor: José Wilson Fabrício da Silva

Nenhum comentário: