Arquivo do blog

segunda-feira

Como a Igreja Católica lidar com os homossexuais?


Agradeço a todos os internautas que presenteiam este blog com milhares de visitas mensais! E respondendo a pergunta de uma irmã no Senhor que admira o nosso trabalho virtual, faço chegar a todos o seu questionamento, crendo eu que, seja do interesse de todos vocês:



Sabemos que nossa Igreja tem as Fontes de Fé que são: Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição que, ensinada pelo Magistério, infunde nos corações dos fiéis o Amor de Deus.
Sendo assim, só responderemos objetivamente esta pergunta, quando formos ao Catecismo da Igreja Católica nos números 2357, 2358 e 2359. O Catecismo começa definindo a homossexualidade como relações entre homens e mulheres que sentem atração sexual, exclusiva ou predominante, por pessoas do mesmo sexo. E, brevemente relata um pouco da existência da homossexualidade ao longo dos séculos e culturas, mas que deixa claro que sua gênese psíquica é desconhecida. A Igreja afirma que as relações homo-afetivas são contrárias as leis naturais, fechando assim, o ato sexual ao dom na vida.

Mas, mesmo assim, os homossexuais devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. E chama a atenção para que não se manifeste qualquer sinal de discriminação injusta. Porque elas também são chamadas a realizar a vontade de Deus na sua vida e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da Cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar por causa de sua condição.  Elas também são chamadas a viver a castidade e, pela oração e pela graça sacramental, podem e devem se aproximar, gradual e resolutamente, da perfeição cristã.


A Igreja sempre pregou e pregará a mudança de vida pelo Poder restaurador de Jesus Cristo, nosso Único Salvador e Deus no Pai e no Espírito Santo. Mas a conversão chega somente à aqueles que permitem que ela aconteça. Sendo assim, o tempo de mudança de vida, varia de uma pessoa para outra. Mas, quando ela acontece é verdadeira e aceita pelo Senhor Misericordioso. 

Nenhum comentário: