Arquivo do blog

terça-feira

O que há de teológico na Mulher?




            Refletir com um olhar teológico sobre a mulher é tratar de sua dignidade no plano criador de Deus.  É reconhecer o papel decisivo e fundamental, como colaboradora do Homem, desde a Origem da raça humana. Fazer uma hermenêutica feminista permitirá conhecer o seu lugar na história da Salvação.

            Sempre partiremos da Palavra de Deus para falarmos da mulher. Sabermos que ela mesmo caindo no pecado – com o homem –, torna visível “a criação de Deus”, quando procria, no momento da relação sexual, gerando a vida. Mesmo sabendo que a “história da mulher foi escrita por mão branca, por mão de varão e pela classe dominante”, conseguimos ler a ação do Criador, necessitando da mulher para gerar vida humana, mas também, para salvar o próprio homem do pecado, quando Maria colabora na obra da Salvação, sendo a Mãe do Messias.

            Vemos muitas mulheres importantes na Sagrada Escritura, cujos seus nomes foram marcados nas páginas sagradas, como também àquelas que continuaram ocultas na história, como as mães de alguns dos profetas, sacerdotes, reis, chefes e guardadores da Lei de Deus. Todas desenvolveram seu papel feminino muito bem, sem deixarem de serem, participantes ativas no acontecimento da Salvação.

            O anúncio do reino de Deus “rompe as estruturas patriarcais” e implica uma forma nova de valorizar a mulher, que não restringe à maternidade e às tarefas do lá. No Novo Testamento encontramos as mulheres no seguimento fiel a Jesus, chegando até serem testemunhas da “Ressurreição” do Senhor.  Logo em seguida, os escritores da Nova Lei não deixam passar por esquecidas às mulheres que os acolhiam e lhes ajudavam no acolhimento em suas casas, mas, que colaboravam com o projeto do Reino.

            O Catecismo da Igreja Católica ensina que “o homem e a mulher são criados, isto é, são queridos por Deus”. Tem uma dignidade “inamissível que lhe vem diretamente de Deus”, por igual, “refletem a sabedoria e a bondade do Criador” (cf. Num. 369). Mostrando assim, que ambos são importantes para refletir a infinita perfeição do Senhor e, ao mesmo tempo, convidados a participarem da sua Glória.

            O Beato João Paulo II afirma que “a mulher encontra-se no coração do evento salvífico”, quando vem meditar sobre a pessoa de Maria, na Encarnação do Verbo. Com estas palavras, põe em revelo a forma de união do Pai com uma Mulher para gerar o Filho no Espírito Santo.

            A mulher ocupa ao lado do homem a mesma dignidade, com os mesmos direitos e deveres, segundo a sua condição natural. Para entendermos isto, a Verbum Domini evidencia que a função das mulheres relativamente à palavra de Deus, é dar a sua contribuição do “gênio feminino” para o conhecimento da escritura e para a vida inteira da Igreja. Elas também são “portadoras de amor, mestras de misericórdia e construtoras de paz”.

            É impossível passarmos por estes pontos, sem exaltar depois de Maria a Mãe de Deus, as santas mulheres que com seu jeito feminino revelaram a face de Deus para a humanidade. Dentre tantas, destaco as santas Doutoras da Igreja, como também àquelas que se dedicaram ao amor caritativo de Deus nos pobres e abandonados. Ali, elas falaram da Trindade em seu tempo e contextos sociais de cada época. Nas santas mulheres, encontramos moças, senhoras, virgens e casadas, letradas e analfabetas, mas que foram grandes teológas pelas suas experiências de Fé. Foram testemunhas da Ressurreição que assimilaram, seguiram e exercitaram suas vidas nas mais belas pregações.   

                                                               Autor: Cônego José Wilson Fabrício da Silva, OCRL





Bibliografia

Boff, Clodovis, Teoria do método teológico (versão didática), 3° ed., Petrópolis, Vozes, 1999.

Bento XVI, Verbum Domini, 5° ed., São Paulo, Paulinas, 2011.

Catecismo da Igreja Católica, Petrópolis, Vozes, 1993.

Dicionário Teológico, O Deus Cristão, São Paulo, Paulus, 1988.

Dicionário de Mariologia, São Paulo, Paulus, 1995.

João Paulo II, Carta as famílias, 5° ed., São Paulo, Paulinas, 2002.

João Paulo II, A dignidade e a vocação da mulher, São Paulo,Paulinas, 1988.

Nenhum comentário: