Arquivo do blog

segunda-feira

SANTA MÔNICA, MULHER QUE NÃO DESISTE FÁCIL

Estimadas Mães Cristãs, é com espírito de oração que iniciamos a nossa meditação de hoje, fixando o olhar de nosso coração na manifestação de Deus realizada na vida de Santa Mônica. Foi esta mãe solícita uma mulher apaixonada por Jesus que queria ver seu filho Agostinho livre do escândalo do pecado e das paixões deste mundo, assim como vivia os seus outros filhos em casa. Qual foi o caminho percorrido por Mônica para alcançar tal milagre? Foram anos de oração e muita perseverança. Podemos dizer que fora um cerco de Jericó (Hb 11, 30) muito longo que ela realizou boa parte de sua vida para converter o marido e o filho à Lei de Jesus Cristo. E não foi em vão à luta e as orações desta mãe que nunca desistiu de seu filho primogênito e nem desanimou na sua fé católica. Ela é para nós um grande testemunho de que nada é impossível para Deus, e, que precisamos confiar no Senhor e amar muito aqueles que Deus nos deu como responsabilidade. “Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua família” (At. 16,31). O que você tem feito pela salvação de seus familiares?

A grandeza da santidade de Agostinho influiu para que sua festa fosse precedida pela de sua santa mãe. A sua vida só é conhecida por nós através das “Confissões” do filho, que tem sobre ela paginas estupendas. Cristã de fé robusta, profundamente piedosa, alcançou com sua bondade converter o marido pagão e irascível, e com a força das preces e das lagrimas, o filho transviado[1]. Querida mãe Mônica, não se esqueça que a sua família é um dom de Deus!


Dicas Práticas para realiza-las durante esses dias:

Procura nestes dias fazer uma obra prática de amor falando de Nosso Senhor Jesus Cristo que Santa Mônica procurou sempre trazer para a família dela. “Como farei isto?” Uma forma bem prática que você poderá utilizar é escolher uma das refeições para rezar a oração do Pai-Nosso em família pelos demais familiares e amigos ligados a sua casa e na intenção de todas as outras Mães Mônica. Não te esqueces do teu compromisso com a Igreja, procurando sempre participar da Santa Missa, da prática da reza do rosário e da tua visita ao Santíssimo Sacramento.
José Wilson Fabrício da Silva, crl
(Cônego Regular Lateranense)




[1] AGOSTINHO, Santo. Confissões. 5ª Ed. São Paulo, Paulus. 2010. Livro IX, pág. 265.

Nenhum comentário: