Arquivo do blog

domingo

A EXEMPLO DE SANTA MÔNICA, SEJAMOS PESSOAS QUE LOUVAM

Estimadas Mães Cristãs, é com espírito de oração que iniciamos a nossa meditação de hoje, fixando o olhar de nosso coração na manifestação de Deus realizada na vida de Santa Mônica. Ela não é dessas almas extraordinárias que o mundo paganizado procurou apresentar no rol de suas histórias e sagas, com os seus pecados e escândalos para a sociedade, mas, é uma das bem-aventuradas que viveu uma vida de fé extraordinária na história do povo de fé da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mônica uma católica africana com suas virtudes e humildade, esposa fiel, mãe mui terna, viúva casta e resignada, que tornou-se para toda a humanidade um exemplo de mulher cristã, admirada por todos, principalmente por aqueles que acorrem aos escritos de seu filho Agostinho. 


A nossa meditação será sobre a retidão de vida dessa mulher africana. Mas qual é o segredo para se ter uma vida tão virtuosa? A resposta está na própria Palavra de Deus que diz: “A todos os que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus” (Sal 49, 23). A santa mãe de Agostinho procurou sempre fazer a vontade de Deus nas coisas pequenas, porque ela tinha a certeza de que o sacrifício que o Senhor sempre nos pede diariamente é o “Sacrifício de louvor” (Sal 49, 14), e, este ato de oferecimento podemos fazer constantemente em qualquer lugar, realizando qualquer boa obra que agrade a Deus. O próprio filho de Santa Mônica comentado este salmo vivido por ela nos disse que “o Senhor gosta desse perfume!”, qual? “O perfume do louvor”. “Louva e ser-te-á útil”. E complementa: “Não louva aquele que ofende o Senhor, vivendo mal. Não louva aquele que já começou a viver bem, mas o atribui aos seus méritos e não ao que recebeu de Deus o dom de viver bem, pois, quer que Deus seja rico apenas para si. Quem oferece o verdadeiro louvor, esse é bom, porque ao seu louvor junta a retidão de sua vida”[1]. Este foi o modo de viver de Santa Mônica, louvar e procurar ser sempre reta no agir.



Dicas Práticas para realiza-las durante esses dias:

Procura fazer os teus ofícios durante esses dias de uma forma mais oracional, sempre que possível, diariamente louva ao Senhor por tua vida, pela vida de tua família. Sabemos que muitas dificuldades as nossas famílias já enfrentaram e venceram, agora, já que sois uma mulher que procura imitar os exemplos de Santa Mônica, fazes como ela, louva a Deus sempre e procura ser fiel na leitura diária da Palavra de Deus, apresentando no final de cada encontro com Nosso Senhor Jesus Cristo em sua palavra as tuas dificuldades, especialmente as dificuldades de tua família, para serem transformadas no futuro em sacrifício de louvor. Reserve um momento diário exclusivo para a oração e a leitura bíblica.

Autor: José Wilson Fabrício da Silva, crl
(Cônego Regular Lateranense)




[1] SALTÉRIO, SECRETARIADO NACIONAL DE LITURGIA. 4ª Ed., Coimbra, Gráfica de Coimbra, LTDA., 2005. pág. 227.

Nenhum comentário: