Arquivo do blog

segunda-feira

Batismo e Pentecostes


Vamos refletir sobre o valor do Batismo e o significado de celebrarmos a solenidade de Pentecostes. Santo Agostinho afirmou que, assim como Eva saiu do lado esquerdo de Adão, a Igreja nasceu do lado aberto de Cristo na Cruz e que de Pentecostes nasceu o envio missionário do Espírito Santo (Alma da Igreja) gerando um desejo de viver a missão de batizados. Com estas afirmações acreditamos que a Igreja foi preparada desde o início dos tempos, tomando forma visível na aceitação do Reino de Deus, inaugurado por Jesus Encarnado no seio de Maria Santíssima, tendo como vida o mesmo Espírito Santo.



Só pertence a Igreja (Corpo Místico do Senhor) (1Cor 12, 12); (Cl 1, 18); (Ef 5, 23); (Rm 12, 4-5) quem é lavado pela água do Batismo, porta inaugural de participação da vida imortal em Deus. É do Batismo que nasce todas as vocações, direcionadas para um único objetivo, à felicidade do homem e a santificação da alma. É no batismo que recebemos o primeiro toque amoroso de Deus, onde, pela matéria que nos tocam (água, óleo, vela e veste), somos consagrados e convocados para a missão de se configurar em toda a nossa plenitude com Jesus, Princípio e Fim de todas as coisas (Ap 1, 11). Por isso a Igreja ensina que o batismo é o meio necessário para a salvação (CIC 1257) de todo o homem, imagem e semelhança de Deus.



Cristo institui os outros seis sacramentos vindouros, para que eles sejam o aporte que vai preservar e aumentar a graça santificante gerada em nós no dia de nossa participação no Corpo do Senhor, a Igreja. É desejo de Deus que participemos da graça do Pentecostes, momento todo especial que Ele usa para derramar em nós sete dons necessários para o exercício da vida espiritual: sabedoria (Pro 3,13-15), entendimento (Jr 24,7), ciência (1 Cor 2,10-15), conselho (1 Sm 16,7), fortaleza (Rm 8,31) e temor de Deus (Dt 6,4-5). Estes dons produz em nós frutos (1Cor 12) que nos faz ser distintos, onde somos condicionados por eles para trilharmos o caminho de Deus, aqui e agora. Trilha esta, que a chamamos de vocação, dom de Deus em nós.



Celebrar Pentecostes, não é só agradecer ao Senhor pela vida da Igreja, mas também, pelas almas que se configuraram com o seu Fundador nestes dois milênios de história; fazendo sempre um questionamento: Em que estamos faltando para parecer cada dia mais com o nosso Mestre Jesus? O segredo para alcançar a santidade está em vivermos a nossa missão de batizados, assim, a cada dia experimentaremos um novo Pentecostes em nossa vida, onde o Espírito Santo irá agir em nós!
                                                    Autor: + José Wilson Fabrício da Silva, Caxias do Sul - RS

Nenhum comentário: