Arquivo do blog

quinta-feira

COROA DAS SETE DORES DE NOSSA SENHORA



COROA DAS SETE DORES DE NOSSA SENHORA PARA A SEXTA-FEIRA SANTA
Para os dirigentes e cantores


A Coroa das Sete Dores de Nossa Senhora relembra as principais dores que a Virgem Maria sofreu em sua vida terrena, culminando com a Paixão, Morte e Sepultamento de Seu Divino Filho. É junto à Cruz que a Mãe de Jesus se torna Mãe de todos os homens e do corpo Místico de Cristo: a Igreja Católica. Unir-se às dores de Maria é unir-se também às dores de Nosso Senhor Jesus Cristo revividas na Semana Santa. Esta devoção teve início no século XII, sendo preservada até hoje. São Francisco de Assis foi muito devoto desta meditação.


Oração inicial

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Deus e Senhor nosso, nós vos oferecemos esta meditação, sirva em honra à Vossa Santa Mãe, a Virgem Maria e intensifique a dor pelos nossos pecados, e para que possamos compartilhar e meditar seus sofrimentos. Humildemente nós vos pedimos: concedei-nos o arrependimento verdadeiro de nossos pecados, dai-nos a sabedoria e a humildade necessárias para recebermos todas as indulgências concedidas por esta devoção.

Creio,
Pai Nosso e 3 Ave-Marias.
Para cada dor de Maria pode-se rezar 1 Pai Nosso,
3 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.


PRIMEIRA DOR DE NOSSA SENHORA
A Apresentação de Jesus no Templo e a profecia de Simeão

D. Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos,
T. Porque pela vossa santa Cruz, remistes o mundo.

Ao apresentar o Menino Jesus no Templo, Maria encontrou Simeão que proferiu a seguinte profecia: “Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma (Lc 2, 34-35).

Unidos à dor que Maria sentiu nessa ocasião, peçamos forças e graças para suportarmos com paciência todas as dores de nossas vidas, e para nos mantermos afastados do pecado. Jesus hoje não nos deu apenas uma demonstração de amor, mas ele mesmo, o Amor, se entregou por nós desde o seu nascimento. Iniciemos nossa caminhada com o Senhor, pensando em nossos irmãos que têm o coração transpassado pela angústia da impotência, frente às dores que as decepções causam na vida. 
1 Pai Nosso, 3 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.


SEGUNDA DOR DE NOSSA SENHORA
A fuga para o Egito

D. Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos,
T. Porque pela vossa santa Cruz, remistes o mundo.

Após o nascimento de Jesus, o Rei Herodes quis matá-lo e, por causa disso, um anjo do Senhor apareceu a São José e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise”. Obediente, “José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito.” (Mt 2, 13-14).

Nosso Senhor Jesus Cristo neste dia nos convida a olharmos para nossos irmãos mais agredidos pela fome, pela seca, pela violência nos campos e pelo indiferentismo de nossa parte, onde se veem a ter que deixar suas terras, suas comunidades para irem a outros lugares atrás de vida digna. A dor de ter que sair às pressas de José e Maria com o nosso frágil menino Jesus, hoje coloca no nosso coração o sentimento do cuidado que devemos ter com a carne da minha carne. Cuidar e acolher, requer atenção e fé verdadeira, pois quem tem fé cuida dos desconhecidos.
1 Pai Nosso, 3 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.



TERCEIRA DOR DE NOSSA SENHORA
A perda do Menino Jesus no Templo

D. Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos,
T. Porque pela vossa santa Cruz, remistes o mundo.

Terminada a festa da Páscoa, o Menino Jesus ficou em Jerusalém sem que seus pais o percebessem. Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os (Lc 2, 43-50).

A dor de Nossa Senhora e São José é repetida hoje nos pais que perdem seus filhos para as drogas, a violência sem controle, nas enfermidades que a falta de recurso impede o pobre de se tratar. É uma dor que quando a perda é total, o choro é sem consolo. Jesus chorou sobre Jerusalém quando percebeu que aquela cidade não estava se abrindo à Mensagem do Evangelho. Hoje, sejamos nós as sentinelas da sociedade, para que ninguém se perca no caminho longe de Deus, a Igreja Católica É e deve ser sempre a casa da misericórdia, hospital de campanha, casa do Pão e oásis para os que são “achados” pelo caminho. Sejamos nós mesmos canais do amor de Deus na vida do mundo.
1 Pai Nosso, 7 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai


Quarta Dor de Nossa Senhora
O encontro com Jesus no Caminho do Calvário
O encontro da Imagem de Nossa Senhora e de Jesus Cristo

D. Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos,
T. Porque pela vossa santa Cruz, remistes o mundo.

Um dos momentos mais pungentes da Paixão é o encontro de Jesus com Sua Mãe no caminho do Calvário. As lágrimas que Nossa Senhora derramou na ocasião, a troca de olhar com o Filho, a constatação das crueldades que Ele estava sofrendo, tudo causava imensa dor no Seu Coração de Mãe.

Os soldados continuavam a puxá-lo e a apressá-lo, ainda que ele não tivesse forças sobrando. Ele caiu, exausto, incapaz de se reerguer. Naquele momento, os olhos de Maria, que tanto já haviam se enchido de amor e compaixão, encontraram os dele, cheios de dor e cobertos de sangue. Seus corações, parecia, dividiam o fardo: toda dor que ele sentia, ela sentia também. Eles sabiam que não podiam fazer nada, a não ser esperar e acreditar em Deus e dedicar seus sofrimentos a Ele. Tudo que podiam fazer era colocar tudo nas mãos de Deus. (breve silêncio para pensar neste encontro) Pensemos nas mães que perderam seus filhos por causa da violência, dos acidentes e das mortes injustas. Elas sabem o tamanho da dor que passou Nossa Senhora neste momento.
1 Pai Nosso, 3 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai


Quinta dor de Nossa Senhora
Maria fica de pé junto à Cruz de Jesus

D. Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos,
T. Porque pela vossa santa Cruz, remistes o mundo.

Maria acompanhou de perto todo o sofrimento de Jesus na Cruz e assistiu de pé à sua morte: “junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena” (Jo 19, 25).

Nossa Senhora sentiu uma dor insuportável quando Nosso Senhor Jesus Cristo foi pregado na cruz. Ao martelarem as mãos e os pés do Nazareno, Maria sentiu os golpes em seu coração; os pregos ao perfurarem a carne de Cristo, rasgava o peito de Maria. Ela sentia a própria vida de Jesus se desvanecendo. Querida Mãe Maria, Rainha dos Mártires, dai-nos a coragem que tivestes durante todos os momentos de seu sofrimento para que possamos unir os nossos com os vossos e glorificar a Deus.
1 Pai Nosso, 3 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.


Sexta Dor de Nossa Senhora
Maria recebe o corpo de Jesus morto em seus braços

D. Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos,
T. Porque pela vossa santa Cruz, remistes o mundo.

Depois “tomaram o corpo de Jesus e envolveram-no em panos com os aromas, como os judeus costumam sepultar” (Jo 19, 40).

Os amigos de Jesus, José de Arimateia e Nicodemos, desceram da cruz seu corpo morto e o colocaram nos braços abertos de sua Mãe Santíssima. Maria podia ver as feridas da flagelação pela qual Jesus havia passado por ordens de Pilatos. A Mãe descobriu que as feridas causadas pelos pregos eram menos cruéis que as causadas pela flagelação e pelo carregamento da cruz de seu filho. A retirada de Jesus da Cruz coloca no coração da Igreja a certeza de que não podemos viver um cristianismo estéril, sem compromisso com a missão da Igreja. Não podemos viver uma vida medíocre no pecado. Não podemos lamentar a morte de nossos irmãos, temos que tira-los da cruz do pecado, da doença, da falta de moradia, da falta de fé, da falta de dignidade humana.
1 Pai Nosso, 3 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai


Sétima Dor de Nossa Senhora
Maria deposita Jesus no Sepulcro

D. Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos,
T. Porque pela vossa santa Cruz, remistes o mundo.

O sepultamento de Seu Divino Filho foi a última dor que Maria sentiu durante a Paixão. “No lugar em que ele foi crucificado havia um jardim, e no jardim um sepulcro novo, em que ninguém ainda fora depositado. Foi ali que depositaram Jesus” (Jo 19, 41-42).

Igualmente no dia de hoje, estamos rememorando o sepultamento de Jesus. Foi um enterro rápido, pois estava já quase chegando a hora de celebrar a Páscoa dos Judeus. O choro sem consolo de Maria tocou profundamente o coração das pessoas verdadeiras que ali estavam! Hoje, diante da sociedade em que vivemos, a insensibilidade da fé faz da nossa comunidade cristã uma comunidade que se preocupa em participar apenas de ritos, mas que não tem um compromisso com o próximo, com a comunidade que nos alimenta com o Corpo e o Sangue desse Jesus que é nosso Salvador. Peçamos a Nossa Senhora das Dores que interceda por nós, e, por sua prece transforme a nossa paróquia em um lugar eucaristizado, mariano e evangelizador. Queremos ó Jesus que o seu sagrado Coração reine sobre o nosso Brasil!  
1 Pai Nosso, 3 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.

Oração Final

Ó Rainha do Mártires, vosso coração muito sofreu. Nós vos imploramos pelo mérito das lágrimas que chorastes durante esses períodos tristes e terríveis, que concedeis de Deus, pela vossa intercessão, a nós e a todos os pecadores do mundo inteiro a graça de nos arrependermos sincera e verdadeiramente. Amém.

Inicia-se o rito do beijo da imagem do Senhor, podendo aqui fazer uma coleta para os lugares santos conforme a Igreja nos pede.

















HINOS DA PROCISSÃO

VITÓRIA, TU REINARÁS
Vitória, tu reinarás, ó cruz tu nos salvarás! (bis)
1.    Brilhando sobre o mundo, Que vive sem tua luz, Tu és um sol fecundo, De amor e de paz, ó cruz!
2.    Aumenta a confiança, do pobre e do pecador, Confirma nossa esperança, Na marcha para o Senhor!
3. À sombra dos teus braços, a Igreja viverá, Por ti no eterno abraço O Pai nos acolherá.

PROVA DE AMOR MAIOR NÃO HÁ
Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!
1. Eis que eu vos dou um novo Mandamento: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado”
2. Vós sereis os meus amigos se seguirdes meu preceito: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado”
3. Permanecei em meu amor e segui meu mandamento: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado”
4. E chegando a minha Páscoa, vos amei até o fim: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado”
5. Nisto todos saberão que vós sois os meus discípulos: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado”.

EU QUISERA, JESUS ADORADO
1. Eu quisera, Jesus adorado, Teu sacrário de amor rodear
De almas puras, florinhas mimosas, Perfumando teu Santo Altar.
O desejo de ver-te adorado, Tanto invade o meu coração/ Que eu quisera estar noite e dia A teus pés em humilde oração.
3.    Pelas almas, as mais pecadoras, Eu te peço, Jesus, o perdão;
Dá-lhes todo o amor e carinho, Todo o afeto do meu coração.

4.    Pelas almas que não te conhecem, eu quisera, Jesus, só te amar.
E daqueles que de ti se esquecem, as loucuras também reparar.

5.    E se um dia, meu Jesus amado, Meu desejo se realizar,
Hei de amar-te por todos aqueles que, Jesus, não te querem amar.

O SENHOR ME CHAMOU A TRABALHAR
1. O Senhor me chamou a trabalhar, a messe é grande ceifar. A Ceifar, o Senhor me chamou, Senhor, aqui estou! Senhor aqui estou!
Vai trabalhar pelo mundo afora! Eu estarei até o fim contigo! Está na hora, o Senhor me chamou. Senhor, aqui estou! Senhor, aqui estou!
2. Dom de amor é a vida entregar, falou Jesus e assim o fez. Dom de amor é a vida entregar, chegou a minha vez! Chegou a minha vez!
3. Todo o bem que na terra alguém fizer, Jesus no céu vai premiar. Cem por um, já na terra ele vai dar, no céu vai premiar! No céu vai premiar!
4. Teu irmão a tua porta vem bater, não vai fechar o teu coração. Teu irmão ao teu lado vem sofrer, vai logo socorrer! Vai logo socorrer.

VAMOS CAMINHANDO LADO A LADO
1.    Vamos caminhando lado a lado.
Somos teus amigos, ó Senhor
Tua amizade é nossa alegria.
Por isso Te louvamos com amor.

2.    Cristo é modelo de amizade.
Pois nos deu a vida por amor.
Dele recebemos força e alegria.
Para nos doarmos ao irmão.

3.    Seja o nosso encontro com o Pai,
um sinal de nossa união.
Para que, vivendo nós a Sua graça,
levemos paz e amor aos corações.

4.    Nossa luz e força é o Senhor.
Ele, que alegra nossa vida!
Sendo nosso Deus, quer ser um irmão,
por amor se faz nossa comida.

ELE TEM O MUNDO EM SUAS MÃOS
Ele tem o mundo em suas mãos(bis) Ele é meu Deus e nosso Deus. Ele é meu Pai e nosso Pai.
1. Ele fez o universo (2x)
2. Ele é quem me deu a vida(2x)
3. Ele amou a humanidade(2x)
4. Ele deu Seu próprio Filho(2x)
5. Ele me adotou por filho(2x)

CANTA IGREJA
1.    O mar vai se abrir pelo nome
A igreja atravessar pelo nome
De pés enxutos vão estar pelo nome
Pelo nome de Jesus
As muralhas vão cair pelo nome (pelo nome)
O inferno estremecer pelo nome (pelo nome)
Todo mal vai sucumbir pelo nome
Pelo nome de Jesus, pelo nome de Jesus

Canta Igreja, uma nova canção
E recebe do Espírito uma nova unção (bis)

2.    Os milagres vão surgir pelo nome (pelo nome)
O cego enxergar pelo nome (pelo nome)
O paralítico vai andar pelo nome
Pelo nome de Jesus
O leproso vai sarar pelo nome
Todo sangue estancar pelo nome
Toda igreja vai louvar pelo nome
Pelo nome de Jesus, pelo nome de Jesus.

VÓS SOIS MEU PASTOR
Vós sois meu Pastor, ó Senhor: nada me faltará se me conduzis.
1. Em verdes pastagens feliz eu descansei, em vossas águas puras eu me desalterei.
2. No vale das sombras o mal é vão temer. Se vos tenho ao meu lado, por que desfalecer?
3. Pusestes minha mesa para o festim real. Ungistes-me a cabeça com óleo divinal.
4. Transborda em minha taça um misterioso vinho, consolo e alimento ao longo do caminho.
5. A luz e a graça vossa, sem fim me seguirão. E o céu em recompensa, um dia me darão.


VÓS SOIS O CAMINHO
Vós sois o Caminho, a Verdade e a Vida, O Pão da alegria descido do Céu!
1.    Nós somos caminheiros que marcham para os céus
Jesus é o caminho que nos conduz a Deus
2. Da noite da mentira, das trevas para a luz, busquemos a Verdade
Verdade é só Jesus.
4. Pecar é não ter vida, pecar é não ter luz, Tem vida só quem segue os passos de Jesus.
7. Jesus, Verdade e Vida, Caminho que conduz a Igreja peregrina, Que marcha para a luz.

EU NAVEGAREI
1.    Eu navegarei
No oceano do Espírito
E ali adorarei
Ao Deus do meu amor

Espírito, Espírito
que desce como fogo
Vem como em Pentecostes
e encha-me de novo

Eu adorarei
Ao Deus da minha vida
Que me compreendeu
Sem nenhuma explicação

BOA NOITE MEU JESUS
1. Lenta e calma sobre a terra, desce a noite e foge a luz, quero agora despedir-me, boa noite meu Jesus!
2. Ó Senhor dai-me a bênção, e do mal que nos seduzi A meus pais e a mim guardai-me, boa noite meu Jesus!
3. Em silêncio no Sacrário, rósea chama tremeluz e suaves cantam os anjos, boa noite meu Jesus!
4. Coração quem dera fosses, lamparina e eterna luz porque então eu não diria, boa noite meu Jesus!
5. Boa noite Cristo amigo, que aos altos nos conduzi amanhã na Santa Missa, vinde a mim meu bom Jesus.

CONVITE A MISSÃO
1. Vinde pais, vinde mães/ Vinde todos á missão/ para cuidar como cristão/ de alcançar a salvação.
2. Pecador arrependido/ pobrezinho pecador/ vem abraça-me contrito/ sou teu pai, teu Criador.
3. Ovelhinha desgarrada! nas vagas da solidão/ volta, volta mais não sigas/ as vias da perdição.
4. Para lavar as nossas culpas/ morreu Cristo numa Cruz! vinde pais e vinde mães/ quem vos chama é o bom Jesus.
5. Ouvi pais os nossos rogos/ ouvi mães nosso bradar/ pois uma alma temos todos/ e o que importa é se salvar.
6. Vossos filhos vô-lo pedem! vinde todos à missão/ vinde por amor de Deus/ para cuidar da salvação.

EU CONFIO EM NOSSO SENHOR
Eu confio em Nosso Senhor! com fé esperança e amor (bis)
1. A meu Deus fiel sempre serei/ seus preceitos, oh! Sim, Cumprirei.
2. Venha, embora qualquer tentação/ mostrarei que sou sempre cristão.
3. Com as armas da fé lutarei! nossa luta por Deus vencerei Em perigo, aflição ou na dor/ chamarei a meu Deus com fervor.

SONDA-ME (EU SEI QUE TU ME SONDAS)
1.    Senhor, eu sei que Tu me sondas
Sei também que me conheces
Se me assento ou me levanto,
Conheces meus pensamentos.

Quer deitado, ou quer andando,
Sabes todos os meus passos.
E antes que haja em mim palavras,
Sei que em tudo me conheces...

Senhor, eu sei que Tu me sondas!(4x)

2.    Deus, Tu me cercaste em volta,
Tuas mãos em mim repousam,
Tal ciência é grandiosa,
Não alcanço de tão alta!

Se eu subo até o céu
Sei que ali também te encontro.
Se no abismo está minha alma,
Sei que ali também me amas!

PRIMEIRO AMOR (PADRE MARCELO)
1.    Senhor, eu quero abrir
Quero abrir todo o meu ser
Tu sabes meus segredos
E também todos os meus medos

Meus sonhos são teus sonhos
Teu desejo é igual ao meu
Meus caminhos seguem os seus
Teus passos guiam os meus

Eu vivo, eu morro
Tu sabes, tudo é por Ti
Teu tempo e teus planos
Eu sei que são feitos pra mim

Não quero fingir o que não sou
Traz de volta em mim o primeiro amor
Tu me amas como sou
Não há barreiras no teu amor.

A TEMPESTADE VAI PASSAR
1.    Como é bom estar aqui
Em meio a tantas provações
Saber que posso confiar
Em meu Senhor e acreditar
Que Ele nunca faltará

A tempestade vai passar
Por sobre as ondas, confiante andarei
Tribulações vencerei,
As aflições superarei
Deus provê, eu sei que proverá (2X)

2.    Neste bravo mar da vida,
Ventos vêm me atormentar
Nesta rocha firme e forte
Que é meu Deus,
Não temerei
Nele posso confiar.

GLÓRIA
(Martin Valverde)

Glória, Glória
Glória, Glória

A Jesus, o Senhor
Ao Cordeiro de Deus
Ao Nome sobre todo Nome

A Jesus, o Senhor
Ao Cordeiro de Deus
Ao Nome sobre todo Nome

Glória, Glória
Glória, Glória

A Jesus, o Senhor
Ao Cordeiro de Deus
Ao Nome sobre todo Nome

A Jesus, o Senhor
Ao Cordeiro de Deus
Ao Nome sobre todo Nome

Ao Nome sobre todo Nome
Ao Nome sobre todo Nome
Ao Nome sobre todo Nome.

Outros cânticos populares à Virgem Maria!

Nenhum comentário: