Arquivo do blog

domingo

Espiritualidade Canonical Agostiniana


Quando se fala de Santo Agostinho, principalmente entre os seguidores de sua Regra, perguntam-se entre si, como se define a espiritualidade canonical agostiniana, como a espiritualidade beneditina, franciscana, secular, caritativos e etc.
Se verdadeiramente conhece-se profundamente o pensamento agostiniano, suas obras e as consequências de seus ensinamentos na História da Vida Religiosa e Teológica na Igreja, compreender-se-á a Espiritualidade de Santo Agostinho. Pois, definimos o Carisma Canonical Agostiniano como um caminho comunitário que se faz pela busca de um conhecimento profundo de cada pessoa, trabalhando toda a sua interioridade na Escola do Evangelho, para que, consequentemente, obter um conhecimento pleno de Deus.
Então, o caminho espiritual canonical agostiniano consiste em: conhecer-se a si mesmo, para conhecer a Deus. Tendo o conhecimento de si, sirva a Ele com mais amor, intimidade, com segurança para com a suas Obras. Isto é muito positivo, porque não nos limitamos a uma ação particular nenhuma, mas somos disponíveis para trabalhar em toda e qualquer necessidade, que temos aptidão para fazer frutificar o amor de Deus.
Para viver o carisma canonical, basta primeiro ser uma pessoa amante pela Verdade que é Jesus Cristo, depois, desejar a sua apostolicidade.
Sempre, vendo o outro que está do meu lado, como um irmão que, juntos viveremos em um só coração, uma só alma, voltados para Deus. Nenhuma personalidade sã, agradável, integrada é proibida, mas trabalhada para melhor servir a comunidade de irmãos e a Igreja. Pois, é maravilhoso conviver com pessoas que se amam e amam os demais. Pode haver conflitos, mas nunca uma guerra, pois a amizade sempre reinará.
Santo Agostinho diz em suas Confissões (L. 1, 6) que “nossa alma é morada muito estreita para receber o Senhor, mas é alargada por Ele, quando se permite conhecimento pessoal de que somos limitados pelo pecado para essa plenitude 
Quando olhamos para S. Agostinho como um exemplo de fidelidade e de serviço a Deus, com os irmãos; entenderemos que o carisma canonical agostiniano é a vida de entrega a Deus e aos irmãos, como fez, tantos santos que veneramos nos altares de nossa Igreja.
O auge para entender plenamente o carisma, a espiritualidade agostiniana é reconhecer a comunidade em que se vive, como um dom de Deus. Santo Agostinho compreende esse compartilhamento de vida, como graça de Deus. E, a comunidade religiosa tem por obrigação de ajudar-se mutuamente para vencer os três inimigos clássicos do homem que são: Pecado, Mundo e Carne.
Que todos aqueles que abraçaram  o carisma agostiniano, aperfeiçoem-se sempre mais para a cada dia, parecer-se com Cristo, chegando a afirmar com S. Paulo: “Não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim
                                                                Autor: José Wilson Fabrício da Silva

Nenhum comentário: