Arquivo do blog

sexta-feira

Por ocasião do 1º ano de falecimento do Sr. Inácio Bento da Silva


Aos membros da presidência e equipe administrativa da:
RÁDIO ATIVIDADE FM
55650-000 – Passira – PE

Comunicado
Por ocasião do 1º ano de falecimento do Sr. Inácio Bento da Silva

Caríssimos irmãos, prezados familiares e estimados ouvintes,
                                                                                        Salve Maria!

É com enorme consideração que dirijo-me a todos vós, irmãos na fé em Jesus Cristo, para unir-me a todos aqueles que no mês de novembro do ano em curso, acorrerá as igrejas católicas da cidade de Passira PE, para encomendar a alma do saudoso servo do Senhor, Inácio Bento da Silva que no dia 16 do mês citado, fará seu primeiro aniversário de encontro com o Pai das Luzes e Deus vivo que venceu a Morte, para dar-nos vida.
Celebrar essa data é recordar todos os passos que nosso irmão Bento, deu em vida em prol da dilação do Reino de Deus nesta cidade. Ele que fez de sua existência um total oferecimento a Deus, a sua família e aos pobres e excluídos, esforçando-se para além do testemunho da Palavra do Senhor, desse também seu testemunho de obras que se concretizava pelo seu zelo aos irmãos.
Bento foi aquele que não permitia que suas ocupações o afastassem de Deus. Colaborou pela democratização de nossa cidade, fazendo com quê o nosso povo tivesse os meios de comunicações acessíveis em nosso meio, permitindo que a cidade de Passira tivesse além do jornal escrito diário, a rádio difusora e, consequentemente a Rádio fm . Sem deixar de dar a oportunidade de demonstrar a sua fé em tudo aquilo que ele fazia, inclusive, dedicando os horários fortes do dia para falar de Deus, no início da manhã e no final da tarde de cada dia.
Não deixou de fazer o mesmo, assim que a associação de comunicação e cultura de nossa rádio recebeu a legalidade de funcionamento pelo Ministério das Comunicações Sociais, à sete anos atrás. Declarando que a Rádio Atividade FM, não teria um programa radiofônico católico diário, mas três! onde dois destes, seria dirigido por ele, com a minha ajuda. O Programa Jesus Cristo, Ontem, Hoje e Sempre e o saudoso programa Caminhando com Maria. Sempre fomos parceiros nestes programas que, para a glória de Deus era nosso compromisso diário com o povo católico ou acatólico de nossa cidade.
Chegou o tempo em que tive que atender o chamado de Deus, deixando Passira no ano de 2006 para ir a São Paulo, Colômbia, Paraíba e Rio Grande do Sul, mas em meios as férias, fazia companhia na alegria a este amado irmão. Que sempre foi um companheiro de convivência agradável e fiel no Senhor. Até que Deus o chamou para si, aquele que do Senhor falou. 
A Sagrada Escritura foi sua Lei, suas Diretrizes, sua norma de comportamento. Quer andasse de carro, moto, bicicleta ou a pé, a Bíblia lhe acompanhava em meio a seu material de trabalho em todas as horas do dia. Até no último momento de sua vida, junto de seu corpo foi encontrado o Livro Santo.
Em casa foi o esposo que amou, foi pai exemplar, na rua o amigo de todos, no trabalho o homem da honestidade e na Igreja o irmão na fé. Seu amor pela Eucaristia não pode passar por esquecido. Sua visita a Jesus Sacramentado era dever constante, sendo solenizado nas quintas-feiras, onde ao visitar o Santíssimo, apelava à comunidade para fazer o mesmo. Bento vestiu a camisa da Pastoral da Família e a túnica de Ministro da Eucaristia com dignidade. Sempre disse, como São Paulo: “Eu sei em quem eu coloquei a minha fé!”. Sua base foi Jesus Cristo o Senhor.
Seu amor por Nossa Senhora foi invejável! Nos lugares por onde passava, preservava um altarzinho para Aquela que é cheia de Graça. Todos os que estavam com ele, sabia que ao soar a hora do Angelus, sua oração seria elevada, não importando aonde estivesse, seus joelhos eram dobrados e seu coração era elevado aos céus.
Todos os amores de Inácio Bento, eram conduzidos pelo Amor maior, Deus. O dia de Bento começava com a oração de súplica e terminava com a oração de ação de graças. Ele soube viver os mandamentos de Deus até o fim. Dentre todos os mandamentos, lembro o de honrar pai e mãe. Sua mãe, nunca ficou sem sua visita. Após a sua entrada na Casa de Deus, a segunda casa que não deveria ser deixada de visitar era a de sua mãe Zefinha.
Bento nos ensina hoje, à luz da Palavra de Deus, que é possível viver de fé e para fé, sem deixar todos os demais compromissos que nossa vida terrena exige de nós. Ora et Labora (trabalha e reza), foi a vida do homem das comunicações.   
Dos ensinamentos deixados aos seus filhos, cito dois dos quais sempre compartilhou comigo:
O trabalho edifica o homem
Ame a todos, sejam pessoas de fé e ajudem as pessoas
Trago presente todos estes fatos porque Deus manda dar honra a quem merece honra (Romanos 13, 7). Mas, já que falando da Palavra do Senhor, deixo para a meditação de todos, o texto bíblico que retrata a vida de Valdir Bento profundamente:


Leitura da Carta aos Hebreus 13, 1-8

Irmãos, 1perseverai no amor fraterno. 2Não esqueçais a hospitalidade; pois, graças a ela, alguns hospedaram anjos, sem o perceber. 3Lembrai-vos dos prisioneiros, como se estivésseis presos com eles, e dos que são maltratados, pois também vós tendes um corpo! 4O matrimônio seja honrado por todos e o leito conjugal, sem mancha; porque Deus julgará os imorais e adúlteros. 
5Que o amor ao dinheiro não inspire a vossa conduta. Con­tentai-vos com o que tendes, porque ele próprio disse: “Eu nunca te deixarei, jamais te abandonarei”. 6De modo que podemos dizer, com ousadia: “O Senhor é meu auxílio, jamais temerei; que poderá fazer-me o homem?” 7Lembrai-vos de vossos dirigentes, que vos pregaram a palavra de Deus, e considerando o fim de sua vida, imitai-lhes a fé. 8Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje e por toda a eternidade. 

- Palavra do Senhor. 
- Graças a Deus.
Como podemos observar, a leitura termina dizendo que devemos imitar a fé daqueles que nos pregaram a palavra de Deus, porque eles se configuraram com Jesus Cristo. É por isto que temos os santos em nossa Igreja, eles são para todo o sempre, setas, guias, sinalização, meios que nos fazem chegar a Jesus Cristo Caminho, Verdade e Vida (Jo 14, 6). Eles não tomam o lugar do Nosso Único e Eterno Deus! muito pelo contrário. Eles nos ensinam que é possível alcançar a salvação em Jesus Cristo vivendo na humildade e na simplicidade.
Por isto, vamos rezar pelo descanso eterno de Inácio Bento da Silva, na esperança de que ele descanse na paz do Senhor que lhe chamou a vida. Á sua esposa Maria Helena, a sua sogra e aos seus filhos, nós externamos nosso agradecimento! Somos gratos por conhecer de perto o homem que soube viver de Deus aqui na terra. Bento é exemplo vivo que conhecemos. Exemplo que todos os passirenses devem se espelhar.
  Beátus vir, qui timet Dóminum: in mandátis eius cupit nimis!
                        Bem-aventurado o homem que teme o Senhor e que coloca suas delícias nos seus mandamentos! (Sal 111, 1-3)
            Comunico a todos que mesmo não estando em Passira PE, meu coração está em Deus com uma intenção que nunca sai do meu coração, é a de que, todos os passirenses sejam tementes ao Senhor como foi Valdir Bento. Mas, mesmo assim aqui também acontecerão algumas programações especiais em que nelas tenham como intenção o descanso eterno de nosso irmão. Eis a programação:
Dia 16/ 11/ 2011
Às 6h:30mim. na capela interna da canônica de Santa Lúcia, será celebrada as laudes e Missa em sufrágio de sua alma;
Às 18h. rezaremos as vésperas e terço na mesma intenção.
            Despeço-me implorando as bênçãos de Deus sobre todos vós, meus irmãos caríssimos.

Em Jesus e Maria e nosso pai Santo Agostinho

+ José Wilson Fabrício da Silva

Nenhum comentário: