Arquivo do blog

segunda-feira

O valor de um Sacerdote

Sendo embora muitos, a assembléia é uma reunião de fiéis que forma uma unanimidade de um povo, contudo, temos nesta congregação funções bem diferenciadas. Nem tudo pode ser exercido por todos, e isto não é uma simples decisão da sabedoria humana, para uma boa ordem e comodidade, mas uma virtude da instituição de Cristo e da natureza da Igreja. A assembléia tem um presidente: o sacerdote; entre ele e o povo, diversos intermediários exercem os serviços ministeriais (1 Cor 12, 12-30).


                                    O Sacerdote   

O sacerdote preside à assembléia na pessoa de Cristo, pois ele representa o Senhor. Reconheçamos no sacerdote um embaixador do Céu aqui na terra. Este sacerdote é na Santa Missa o legítimo celebrante, quer dizer que ora, exerce as funções sagradas, como também distribui ao povo o pão da Palavra e da Eucaristia de Deus e, não é modo de algum, um mero responsável pela boa ordem. Ele ocupa o primeiro lugar na liturgia eucarística, pois, por ele, acontece um duplo movimento na Liturgia, onde acontece o oferecimento de Culto a Deus e Deus oferece a Santificação dos homens. Pois diz um especialista que esta ação sagrada “é como que o lugar privilegiado do encontro entre Deus e o homem: sob o véu dos sinais, Deus desce até o homem e o home sobe até Deus” (C. VAGAGGINI, op. Cit., p.91. – cf. ibid., p. 27-28; B. CAÉLLE, SL 11, 1933, p. 9)     

Para melhor entendermos o papel do sacerdote na Missa, diz a nova Instrução Geral do Missal Romano (num. 4): “Quanto à natureza do sacerdócio ministerial próprio do presbítero, que em nome de Cristo oferece o sacrifício e preside à assembléia do povo santo, ela é posta claramente em relevo pela própria estrutura dos ritos, lugar de preeminência e função mesma do sacerdote.

Sem a ação do sacerdote não tem sacrifício, nem transubstanciação de pão e vinho em Corpo e Sangue do Senhor. Bem-aventurado aquele que reconhece a ação salvadora de Cristo por meio do ministério sacerdotal. O que passa é que hoje encontramos mais sacerdotes funcionários do sagrado do que sacerdotes que amam o sagrado. Conheço se um padre reza pela sua pregação, pelo seu comportamento e pela sua ação. A oração faz o sacerdote e o sacerdote dignifica a oração. Então, dentre tantas funções exercidas na Santa Missa, a ministerial é a principal de todas, pois sem a presença sacerdotal não há sacrifício.  

Nenhum comentário: