Arquivo do blog

domingo

Sacrifício único e eterno





Os sacrifícios da Lei Antiga eram renovados sem cessar, por insuficientes para aplacar a Divindade ofendida e santificar a humanidade pecadora. A Vítima imolada na Cruz em substituição condigna e superabundatemente, que realiza duma só vez o que não podiam os sacrifícios tão multiplicados da religião mosaica. O Sacrifício de Jesus é portanto um Sacrifício único (Hb 9, 28).


Único, este Sacrifício domina todos os tempos; abraça todas as gerações; é eterno. Não, por certo, no sentido de que a sua oblação dura toda a eternidade, pois é um ato e, como tal, transitório, temporal; mas quanto aos seus efeitos, que são eternos: a glória de Deus e a salvação das almas.


Por isso que Cristo se reveste de nossa humanidade e penetrou no Santo dos Santos do céu, em virtude do seu próprio Sangue; apareceu diante do Pai com cicatrizes das suas chagas, único vestígio de sofrimento naquela mansão da felicidade, e está no trono do céu como um Cordeiro imolado, mas vivo (Ap 5, 6-14) – exercendo as funções do seu Sacerdócio eterno (Hb 7, 24).


Mas, se é verdade que o Sacrifício único e eterno do Calvário resgatou e santificou toda a humanidade, deve acrescentar-se que esta redenção e santificação foram operadas só em potência, em raiz. Para que os frutos do Sacrifício da Cruz possam aproveitar a cada um dos membros da humanidade, na série dos tempos, é preciso que lhe sejam aplicados. Esta aplicação faz-se por meio dos Sacramentos e do Santo Sacrifício da Missa.


A necessidade de uma expiação

Podemos até afirmar que a repetição do termo sacrifício pode ser cansativo, mas não existe outra palavra que explique melhor o que é na realidade o único Culto agradável a Deus, pois só a Santa Missa é o prolongamento e renovação da Cruz, onde se torna para todos nós batizados em nome da Trindade Santa, conveniente e até necessário. Só a Santa é por excelência um ato de Culto completo que aplica em seus participantes os merecimentos de Jesus.

Quando o Concílio de Trento, anatemizou a doutrina protestante, declarou que a Missa é verdadeiro e propriamente um sacrifício.    

Nenhum comentário: