Arquivo do blog

terça-feira

Cônegos Regulares Lateranenses



Os Cônegos Regulares Lateranenses é a mais antiga forma de vida comum para o clero na Igreja. Fiel à tradição canônica baseada na Vida Apostólica, conforme descrito nos Atos dos Apóstolos. Os cônegos regulares hoje são padres de vida ativa que abraçaram a espiritualidade clássica sacerdotal da sagrada liturgia, especialmente na solene celebração do Ofício Divino e da Santa Missa , bem como o trabalho pastoral. O nosso voto de estabilidade para uma família religiosa nos assegura de uma vida familiar estável, com irmãos bem diferentes, mas unidos em um só coração e uma só alma. Nós fincamos raízes em uma Ordem Religiosa, mas espalhamos as folhas e frutos por onde passamos.. 
Os fundamentos da nossa vida diária comuns são:
Oração comum 
Trabalho comum
Nossa vida canônica e sacerdotal é fundada sobre as mesmas, expressa em uma observância dinâmica que nos permite tanto para continuar a missão como a oração.
Nossa regra de vida é a de Santo Agostinho, onde ela coroa nossos costumes e tradições; antigas tradições e uma antiga forma de vida comum clerical enunciado em novas línguas e em uma nova realidade. Isso nos permite pregar o Evangelho de uma forma inteligível no mundo moderno.
A vocação para o nosso modo de vida pressupõe a abertura para a inspiração fundamental, que vem dos Atos dos Apóstolos: Para ser um só coração e uma só alma para manter tudo em comum. O que faz a diferença para toda a vocação é o desejo: o desejo de abraçar uma visão de uma vida sacerdotal vivida em comum e a vontade de mortificar-se por causa do Evangelho e do bem da família religiosa são essenciais; o desejo de ser santificado pela vida comum e serviço. A regra de vida é tão forte como o desejo do indivíduo a vivê-la!
A essência da vocação do Cônego Regular

A busca de Deus como sacerdote e religioso na comunidade com homens que se esforçam por viver os ideais da vida em comum, como descrito nos Atos dos Apóstolos, guiou, apoiado e realizado através da graça de Deus.
"Quando o dia de Pentecostes veio, Ele encontrou-os reunidos em um só lugar. De repente, do céu, veio um ruído como um vento forte que foi ouvida em toda a casa onde estavam sentados. Línguas de fogos apareceram, se separaram e pousaram sobre cada um deles.Todos ficaram cheios do Espírito Santo (Atos 2:1-4). Eram assíduos ao ensino dos apóstolos e da vida em comum, na fração do pão e nas orações. Um temor reverente superou todos eles, muitos prodígios e sinais foram feitos pelos apóstolos. Aqueles que acreditavam compartilhava todas as coisas em comum, eles iriam vender as suas propriedades e bens, dividindo tudo em função das necessidades de cada um (Atos 2:42-45). A comunidade dos fiéis era um só coração e uma só alma. Nenhum deles jamais afirmou ter qualquer coisa como próprios, mas sim em comum (Atos 4:32) ".
A inspiração para a vida canônica é a vida comum da Igreja apostólica. Portanto, as descrições acima, tirada dos Atos dos Apóstolos, são centrais para nosso entendimento sobre a vida canônica. A imagem vem de é um dos tesouros.  Ele descreve o Pentecostes e a quarta efusão do Espírito Santo sobre a Igreja nascente. O Espírito Santo continua a chamar os homens a buscar a Deus e tornar-se santo. Para nós, isso significa uma vocação para uma comunidade sacerdotal que dignifique o culto de Deus e o serviço ao Seu povo.


O que significa isso?
Esta chamada para procurar e dar-se totalmente a Deus está intimamente ligado ao seu chamado ao sacerdócio, sendo que ambos são expressões de amor e graça de Deus para com quem ele o chama. As disciplinas da vida canônica são todas projetadas para ajudar aos vocacionados a viverem o seu sacerdócio como pleno e perfeitamente possível, primeiro para Deus e depois para os outros. O homem chamado a ser um Cônego Regular quer toda a sua vida para ser completamente entregue ao sacerdócio Deus lhe deu. Ele quer tudo o que ele faz para ser feito como um sacerdote, para ser uma oferenda a Deus que lhe deu tudo em amor. Ele se compromete para a vida através dos votos de obediência, a castidade e bens comuns. Para os Cônegos Regulares Lateranenses, esta é regida não só pela Regra de Santo Agostinho e a legislação da Igreja, mas também por uma constituição própria aprovada pela Igreja.
Obediência: através deste voto o Cônego Regular admite imitar a Cristo Salvador que foi obediente até a morte. Esta obediência não é apenas dada a um superior de comandos, mas à observância da comunidade.
Castidade: o Cônego Regular, como o seu pai na Regra Santo Agostinho, procura amar a Deus acima de tudo, até mesmo das relações particulares e casamento.
Propriedade comum: o Cônego Regular com este voto admite viver não tendo nada como seu próprio, mas para manter tudo em comum, a exemplo dos primeiros cristãos em Jerusalém.

Posso ser um vocacionado a vida canonical?
Um jovem que se sente chamado a seguir Cristo desta forma, faz pedido ao promotor vocacional para experienciar-la, depois de algumas convivências a comunidade visitada dar o seu parecer de aceitação ou não. O processo de candidatura é para frente e descomplicada. Sua finalidade é simplesmente verificar se o candidato possui os requisitos de saúde, maturidade e disposição para a vida canônica. O Mestre de aspirantes, postulantes e Noviços, são os guias que ajudarão aos jovens através deste processo; recebe o pedido e cartas de recomendação e apresenta pedido do candidato ao Visitador e seu Conselho (se for um caso especial) para um capítulo. Se ele é admitido, faz um tempo de postulantado e o noviciado de um ano.
O noviciado é um ano inicial de vivência e estudo da Regra, das Constituições da Congregação, bem como outros assuntos da casa. É também um momento em que ele pode determinar se esta é a vida para a qual ele se sente chamado por Deus. A comunidade, por sua vez, decide se ele é apto para professar na Ordem. No final deste ano, Mestre submete o seu nome à comunidade para uma votação para ver se ele pode fazer os seus votos simples. 
Votos simples são vinculativas para três anos, período durante o qual o homem (agora conhecido como um "Cônego") continua seus estudos para o sacerdócio. No final destes três anos, se ele se sente chamado a este modo de vida, ele se aplica para a comunidade, para ser admitido votos solenes. 
Votos solenes vincula o Cônego Regular para toda a vida à Ordem, e de sua Ordem para ele. Nesta época, ele recebe todos os direitos, privilégios e obrigações que vêm de ser um membro, com direito de votação nos capítulos (da comunidade).


A vida do Cônego Regular

Em que a vida comum ou canônica consiste?

A vida é uma vida canônica conventual. Isto significa que sua vida é daquele que segue uma rodada monástica de oração do Ofício Divino, as refeições comuns e de trabalho comum. 
Que se entende por oração em comum?

O dever maior e mais antigo é privilégio do cônego regular. É a celebração solene da grande oração da Igreja, o Ofício Divino ou Liturgia das Horas. Nesta oração o cônego oferece o sacrifício da Igreja de louvor. Este louvor sobe diante do trono de Deus, como “incenso diante dele” e se mistura com a dos anjos. Elas são orações de louvor e de súplica para o povo santo de Deus. 
O momento central do dia do cônego é, naturalmente, a oferta diária do Santo Sacrifício da Missa, muitos dos cônegos são obrigados a celebrar nas paróquias sob seus cuidados para o bem dos fiéis. Em ocasiões especiais, como a festa de Santo Agostinho e outras solenidades, todos os cônegos oferecerem a Missa juntos. Além de oração litúrgica comum, o cônego, como qualquer cristão sério, deve cultivar sua vida espiritual com a oração pessoal, leitura espiritual e meditação. Sem esse diálogo constante, o coração do cônego logo afastar-se das palavras que ele fala com os seus lábios no coro, e Santo Agostinho adverte seus seguidores não deve ser assim.

O que se entende por refeições comuns?

Santo Agostinho acreditava que "as refeições comuns" significava mais do que simplesmente compartilhar alimentos, mas também a partilha do seu tempo e a si mesmos, bem como sua propriedade. As refeições comuns, compartilhadas juntos diariamente, simbolizam a realização de todas as coisas em comum. Além disso, Santo Agostinho lembra aqueles que seguem a sua Regra que "O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus." Por isso, a comunidade mantém silêncio durante parte do almoço e jantar, a fim de ouvir a leitura (em algumas casas). Após o jantar, tem um tempo de estudo e logo em seguida, a comunidade tem um período de lazer durante o qual os membros da comunidade partilham as suas vidas na alegria. Esta é a caridade prática como as diferentes gerações de cônegos, postulantes, noviços e teólogos dar de si para construir uma outra em bom humor e sabedoria. Cada um tem algo dar e muito para receber.


O Ministério

Qual é a missão dos Cônegos Regulares Lateranenses?

O lema da Confederação dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho é Sacrificium laudis, caritas pastoralis. Este lema capta bem o significado da Regra de Santo Agostinho, uma vez que é resumido no prólogo.
Prólogo para a Regra de Santo Agostinho:
"Ante omnia, Fratres Carissimi, diligatur Deus deinde proximus quia ista praecepta sunt dados principaliter nobis".
"Antes de tudo, queridos irmãos, o amor a Deus e ao próximo, porque estes são os primeiros comandos que nos foi dado."
O que é Laudis Sacrificium?

A vida e a missão da cônego é dar glória a Deus. Isto é realizado antes de tudo pela celebração diária da laudis Sacrficium, o sacrifício de louvor (Sl 50:14). O laudis Sacrificium consiste na oferta do Ofício Divino ou Liturgia das Horas em tempos determinados durante o dia e o oferecimento do Santo Sacrifício da Missa. Os cônegos procuram executar a liturgia das horas com todo o esplendor devido.
O que é Caritas Pastoralis?

O fruto do cônego da Sacrificium laudis é o pastoralis Caritas, o amor que Cristo Bom Pastor derrama nos corações dos seus servos, para que possam servir a outros em qualquer empreendimento apostólico que podem exercer.
O pastoralis Caritas incluem ministério pastoral?

Sim. Sua primeira obrigação é viver a vida comum na caridade, mas esta também é expressa em serviço pastoral aos fiéis de muitas maneiras diferentes. Ele compartilha no apostolado do sacerdócio com seus irmãos sacerdotes religiosos e diocesanos na responsabilidade de Cura das almas, ou seja, o cuidado das almas, sob a orientação do bispo da diocese.
Qual é o cura de almas?

O "cura de almas" é uma outra maneira de descrever tudo o que é abrangido pelo termo "trabalho pastoral." Esse cuidado exige que o sacerdote exerça o seu tríplice ministério de santificar, ensinar e governar o povo confiado a ele, como pároco ou em uma missão especial, tais como a educação ou o ministério caritativo.
Através dos séculos, a Cônegos Lateranenses têm atuado em diversas áreas de trabalho. Em Roma, na ajuda ao Santo Padre, no mundo, os cônegos sempre trabalharam nas paróquias ao lado dos Bispos, no trabalho intelectual e na hospitalidade.
Tudo o que um cônego é e faz, é em comunhão com o seu superior e sua comunidade, bem como em cooperação com o bispo da diocese. Os cônegos consideram-se muito mais uma parte do clero local, e buscam a ser uma constante fonte de assistência aos seus irmãos sacerdotes, quer em questões práticas, espiritual ou pessoal.
"O fundamento de tudo é que, sendo uma comunidade, você deva aprender a viver como uma comunidade, compartilhando uma mente e um coração em Deus."
St.
 Agostinho
"Ó Senhor, quão necessária é inteiramente Tua graça para mim, para começar o meu trabalho bem, para ir com ele, e para realizá-lo. Pois sem a graça não posso fazer nada, mas em Ti eu posso fazer todas as coisas, quando Tua graça fortalecer-me. "
Tomás de Kempis
Testemunho
Um postulante considera:
"Por que um homem se tornar um cônego?"
Para amar Aquele que ama em primeiro lugar. Um homem entra nos Cônegos Regulares, porque ele percebe, se como uma criança ou um adolescente ou um adulto que Deus o ama muito. Este conhecimento pode nascer da inocência ou perdão, mas o resultado é o mesmo. Ele agora deseja amar a Deus antes de todos os outros amores, inclusive o amor de uma mulher e filhos, o amor dos pais, irmãos e irmãs, o amor de carreira e sucesso, o amor da independência e da riqueza. Chamados a amar Aquele que o ama em primeiro lugar, ele decide que sua jornada para Deus não é aquele que pode ser tomada sozinha. Ao contrário, ele sabe que para amar a Deus com todo o seu coração, ele precisa estar com os outros que estão se esforçando, para o mesmo objetivo. Assim, os cônegos são homens buscando a Deus com todo o coração, a partilha de todas as coisas em comum, ajudando uns aos outros em seu caminho comum para o céu: assim é o próprio Jesus. A vida Canonical, como toda a vida cristã autêntica, encontra o seu início e fim em Deus que nos ama primeiro.
 Elias



O Sacerdote e a Liturgia
Nós, sacerdotes envolvidos na cura de almas (cura de almas) deve voltar a serem sacerdotes real. Este é constituído por dois elementos: a presença de Cristo e da graça de Cristo. A humanidade de Cristo está perto, no sacerdote. O povo simples, Católico, tem mantido essa crença: Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! dizem eles, sempre que o Vêem o  padre. Quem vos ouve, a mim ouve, quem me ouve, ouve aquele que me enviou (Lucas 10:16). Além disso, em que no sacerdote, a graça redentora de Cristo está no trabalho. Como disse o bispo na sua ordenação sacerdotal: o que você abençoar, será abençoado! Novamente, as pessoas acreditando tê-lo direito, o pedem a benção. Eles têm imensa confiança na bênção sacerdotal. Esta é a nossa força; esta é a nossa grande obra de cura de almas: trazer a graça redentora de Cristo para a humanidade. Este é o cuidado sacramental das almas. E se agora perguntar o que significa que estão à nossa disposição para oferecer esse serviço da nossa, então eu posso citar apenas dois que são sacramental no sentido muito das palavras. Eu gostaria de nomear os dois sacramentos da cura de almas: o culto (Liturgia), e da Palavra de Deus. Este é o nosso ofício real. Podemos também fazer uso de outros meios naturais, mas eles são apenas uma pequena ajuda, quando comparado com o nosso poder sacramental.
O que mais pode um padre envolvido no cuidado das almas fazer do que dar a Cristo?
Se eu não tenha exagerado, pode ser facilmente demonstrado: Como recebemos a vida da graça? Graças ao Batismo que é uma liturgia. Como podemos proteger e cultivar esta vida? Mediante a Eucaristia que é Liturgia. Eu gostaria de dizer imediatamente que o Batismo e a Eucaristia são os dois pontos focais em torno do qual círculos toda a liturgia como uma elipse está envolvida. Mas também temos de agarrar o caráter sacramental de todas as outras partes da liturgia, por exemplo, o ciclo litúrgico, a Liturgia das Horas, bênçãos e os costumes da Igreja. Em tudo o que Cristo quer é nos atrair perto com a sua bênção e mãos redentoras.
Agora vou para a minha conclusão: o que é que a liturgia? É a maior força do sacerdote. Lá, ele deve estar em seu elemento. Este é o conteúdo principal da cura de almas. O que mais pode um padre envolvido no cuidado das almas, é fazer dar a Cristo? Sim.  Isso é feito apenas na liturgia. A saudação que ele diz tantas vezes na liturgia como o sacerdote, "Dominus vobiscum, o Senhor esteja convosco", essa é a sua obra redentora na liturgia. O segundo meio de cura de almas é perfeitamente compatível com a liturgia: é a Palavra de Deus, que ele prega. Repito: a Palavra de Deus e a liturgia são os dois grandes meios sacramentais para o cuidado das almas.
                                      De Volksliturgie. Ihr Sinn und Umfang , 2. Aufl., Klosterneuburg 1952, 231-233.

Um comentário:

Tarcísio disse...

Muito bonita a vida comunitária de você.
Está ótimo o artigo escrito.
PAZ E BEM!!