Arquivo do blog

quarta-feira

Que valor tem os Sacramentos para a Igreja Católica?






Um valor infinito.
Vimos em uma de nossas catequeses anteriores, que a nossa Doutrina cristã está fundamentada em quatro pilares: o Credo, o Pai Nosso, os Mandamentos da Lei de Deus e os Sacramentos.
  •  O Credo nos ensina-nos os principais artigos de nossa fé;
  •   O Pai Nosso ensina-nos o tudo o que devemos esperar em Deus, e tudo o que lhe devemos pedir;
  •   Os Mandamentos ensina-nos tudo o que demos fazer para agradar a Deus, em resumo, amar o próximo como a nós mesmos, por amor a Deus;
  •   A doutrina dos Sacramentos faz-nos conhecer a natureza e o bom uso desses meios que Jesus Cristo instituiu para nos perdoar os pecados, comunicar-nos a sua graça, e infundir e aumentar em nós as virtudes da fé, da esperança e da caridade.

O que nós entendemos por Sacramento?
Pela palavra “sacramento” entende-se como um sinal sensível e eficaz de graça, instituído por Jesus Cristo para salvar as almas.
Na liturgia sacramental o cristão está em contato constante com as verdades fundamentais da fé. Os poderes do Reino de Deus já são experimentados na Igreja e se manifestam através dos Sacramentos oferecidos pela Igreja (Sacramento universal da Salvação).
Podemos afirmar com propriedade que, são através dos Sacramentos que Jesus Cristo entra no mundo obscurecido, como através de janelas, para destruir o pecado, a corrupção e a morte, eliminando de forma permanente e definitiva.
A vida de Deus é infundida no tempo e se mistura com ele, sem alteração ou confusão, através dos Sacramentos que celebramos. Esses “toques de Deus”, purificam, iluminam, santificam e divinizam a vida humana por suas divinas energias incriadas através da Santíssima Eucaristia, da Sagrada Escritura, dos Sacramentos e da Igreja.
A teologia nos ensina que, assim como a Igreja é a extensão permanente de Cristo, então, os Sacramentos que nós recebemos são os poderes de Jesus, no Pai pela força do Espírito Santo, pelo qual a Igreja santifica todos os batizados.
Eles preparam os fiéis para a vida futura, mas também fazem algo já agora, para a vida real, aqui e agora. Estamos com eles tendo uma antevisão das coisas por vir, através deles. Os Sacramentos introduzem-nos continuamente e de várias maneiras, para dentro do poder transformador de Deus, que nos transmite a salvação, ou seja, a cura de nossa humanidade caída e “a eliminação do germe de mortalidade”.
No número 739 do Catecismo da Igreja Católica afirma que “é pelos sacramentos da Igreja que Cristo comunica aos membros do seu corpo o seu Espírito Santo e santificador”.
«Na remissão dos pecados, os sacerdotes e os sacramentos são instrumentos mediante os quais nosso Senhor Jesus Cristo, único autor e dispensador da salvação, nos concede a remissão dos pecados e a graça da justificação». (CIC num. 987)
Nós acreditamos que Jesus Cristo está “sentado à direita do Pai” e derramando o Espírito Santo sobre o seu corpo que é a Igreja; Ele age agora pelos sacramentos, que instituiu para comunicar a sua graça. Os sacramentos são sinais sensíveis (palavras e ações), acessíveis à nossa humanidade atual. Realizam eficazmente a graça que significam, em virtude da ação de Cristo e pelo poder do Espírito Santo. (cf. CIC 1084)
Toda a vida litúrgica da Igreja gravita em torno do sacrifício eucarístico e dos sacramentos. São eles um total de sete:
  1. Batismo;
  2. Confirmação ou Crisma;
  3. Eucaristia;
  4. Penitência;
  5. Unção dos enfermos;
  6. Ordem;
  7. Matrimônio.
Pelo Espírito que a conduz “para a verdade total” (Jo 16, 13), a Igreja reconheceu, a pouco e pouco, este tesouro recebido de Cristo e foi-lhe precisando a “dispensação”, tal como o fez relativamente ao cânon das Sagradas Escrituras e à doutrina da fé, enquanto fiel despenseira dos mistérios de Deus. Assim, a Igreja discerniu, no decorrer dos séculos, que, entre as suas celebrações litúrgicas, há sete que são, no sentido próprio da palavra, sacramentos instituídos pelo Senhor.
Celebrados dignamente na fé, os sacramentos conferem a graça que significam. Eles são eficazes, porque neles é o próprio Cristo que opera: é Ele que batiza, é Ele que age nos sacramentos para comunicar a graça que o sacramento significa. O Pai atende sempre a oração da Igreja do seu Filho, a qual, na epiclese de cada sacramento, exprime a sua fé no poder do Espírito. Tal como o fogo transforma em si tudo quanto atinge, assim o Espírito Santo transforma em vida divina tudo quanto se submete ao seu poder. (CIC num. 1127)
«Os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, pelos quais nos é dispensada a vida divina. Os ritos visíveis, com os quais são celebrados os sacramentos, significam e realizam as graças próprias de cada sacramento. Eles dão fruto naqueles que os recebem com as disposições requeridas» (CIC 1131)
Os Sacramentos fazem parte do Depósito da Fé da Igreja que nós os batizados temos direito, graças a misericórdia de Deus em Jesus Cristo.
Autor: Cônego José Wilson Fabrício da Silva, ocrl

Disponível em: www.evangelizafranca.com.com.br 

Nenhum comentário: