Arquivo do blog

sexta-feira

O segredo para que o casal supere as dificuldades do dia-a-dia


A Sagrada Escritura diz que Deus criou o casamento para ser algo bom. Ele é um presente lindo e inestimável de Deus. O mais importante é termos a certeza de que o Senhor usa o casamento para nos ajudar a acabar com a solidão, multiplicar nossa eficiência, edificar uma família, criar filhos, curtir a vida e abençoar o casal com um relacionamento íntimo.
O casamento nos mostra que é necessário crescer no amor entre os dois, lidando com as dificuldades e o egocentrismo que muitas das vezes estão presentes na vida. Como acontecerá isso? Com a ajuda mútua de ambos, no que diz respeito a tudo o que envolve a vida da família.
Somos seres “ensináveis”, nos diz as ciências modernas. Se somos ensináveis, iremos aprender a fazer aquilo que é mais importante no casamento – amar. Isto é maravilhoso, mas devemos ser realistas, também é difícil amar em meio as dificuldades que vão se apresentando no decorrer da caminhada, quando a causa da dificuldade não é um fato alheio, mas um dos dois amados.
Uma coisa é certa, o casal precisa ter coragem e fé para continuarem juntos. Ao aceitar o desafio de casar-se, você precisa ter a consciência de que estando juntos, ao invés de seguir o coração, terá que governa-lo. Pois, o mundo diz para seguir o coração, mas se você não o governar, alguém ou alguma coisa mais atraente lhe derrubará e fracassará seu relacionamento que muitas das vezes, passou por muitas barreiras para chegar ao ponto central em que está fundamentado hoje. A base para esta reflexão está em Jeremias 17, 9 quando afirma: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas”.
Direcionar o coração para aquilo que será melhor ao longo do caminho é a chave para que um relacionamento dure até que “a morte o separe” e seja recompensador.
O fundamental aqui para entendermos esse “governar o coração” está no amor como uma decisão da mente que jamais exclui o sentimento que tem como centro o coração. Ao decidir amar, empenho todas as minhas faculdades para que isto se torne realidade prazerosa, chegando ao seu auge quando sou correspondido da mesma forma. O verdadeiro amor não busca seu próprio interesse, mas se possível sofre para ser transformado e purificado.
O amor muda a nossa motivação de vida. Os relacionamentos se tornam significativos com ele. Atenção! Nenhum casamento será bem sucedido sem o amor.
Este amor é construído sobre dois pilares: paciência e bondade. Ambos se fundem. Todas as outras características do amor são extensões desses dois atributos do amor.
O amor irá lhe inspirar a ser uma pessoa paciente. Quando você decide ser paciente, começa a responder de maneira bondosa, dócil, amável e equilibrada às situações negativas que vão aparecendo no caminho do amor.
Ter paciência é escolher controlar suas emoções ao invés de permitir que elas lhe controlem.
A paciência torna-nos sábios. Ela não se apressa em julgar, mas ouve o que a outra pessoa amada está dizendo no momento.
A paciência aguarda na bondade, analisa cada situação antes de julgar. Em Provérbios 14, 29 diz: “O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez”.  A falta de paciência faz de qualquer lar um lugar de guerra.

A paciência é o lugar onde o amor encontra sabedoria. Todo casamento precisa desta combinação para ser saudável. Ela ajuda a dar ao seu cônjuge o direito de um ser humano responsável e reflexível em meio as suas falhas, para dali, se reconhecer que pecou e precisa mudar de conduta para dar continuidade ao compromisso firmado um dia na presença de Deus e dos irmãos.

Deus abençoe a união de todos os casais da terra. Amém!

José Wilson Fabrício da Silva, crl

Bibliografia:

CELAM. Documento de Aparecida, 2ª ed. Brasília, CNBB, São Paulo, Paulinas, Paulus, 2007;
SUESS, Paulo, Dicionário de Aparecida, 3ª ed. Paulus, São Paulo, 2010;
FRANCISCO, Papa, 1936 – Sobre o céu e a terra/ Jorge Bergoglio, Abraham Skorka; tradução Sandra Martha Dilinsky, 1ª ed. Paralela, São Paulo, 2013;
STEPHEN E ALEX Kendrick, O desafio de amar, 20ª ed. BV Films, Niterói, 2013;
YOUCAT, Paulus, São Paulo, 2011.

Nenhum comentário: