Arquivo do blog

quinta-feira

Sugestões litúrgicas para bem celebrar o mês da Bíblia sem ferir o Rito da Missa

Mês da Bíblia

Celebração do Primeiro Domingo de Setembro

*Este momento deve ser feito fora da celebração da Missa.
*Este não é um rito que pode ser integrado ao ritual da missa, porque não é uma ação da Igreja como todo, mas uma mobilização cultural celebrada na comunidade eclesial no Brasil.
*Pode-se preparar um altar sóbrio, sem muitas cores e símbolos, pois os demais materiais podem tirar a centralidade do ambiente em que o destaque é a Bíblia.
*Se preferirem, posicione apenas a Bíblia ladeada de velas e flores, para que não seja ofuscado o real valor que se deve dar ao Ambão (estante da Leitura) na arquitetura do presbitério de nossas igrejas.
*É proibido pela sagrada Liturgia uma procissão da Bíblia dentro da Missa, no momento do pós-oração da coleta que antecede as leituras da Liturgia da Palavra. Exceto a procissão do Evangeliário na aclamação do Evangelho dentro da Missa.
*A Igreja pede que a procissão da Palavra de Deus dentro da Missa se faça com o Evangeliário (Livro dos Evangelhos) na procissão de entrada da Missa (caso não tenha o Evangeliário é permitido o uso do Lecionário em tal ato litúrgico) e no rito próprio da aclamação ao Evangelho.
*Na Missa, deve-se obedecer as normas da Introdução Geral ao Missal Romano. Sobre o Evangeliário na Missa, o diácono tem a primazia de leva-lo na procissão de entrada. Se não houver o diácono, o Sacerdote toma a vez de conduzi-lo na procissão, fora estas condições, favor observar as indicações da Igreja na IGMR:



                                       
172.        O diácono, levando o Evangeliário um pouco elevado, vai à frente do sacerdote a caminho do altar; caso contrário, vai ao lado dele.
173.        Ao chegar ao altar, se levar o Evangeliário, omitida a reverência, aproxima-se do altar. A seguir, depõe o Evangeliário sobre o altar, e juntamente com o sacerdote, venera o altar com um beijo.
Se não levar o Evangeliário, faz uma inclinação profunda ao altar juntamente com o sacerdote, do modo habitual, e venera o altar com um beijo juntamente com ele.
194.        Na procissão de entrada, na ausência do diácono, o leitor (Leitor instituído pelo Bispo) *isto não vale para o leitor apenas da leitura da missa participada, vestido com a veste aprovada, pode levar o Evangeliário um pouco elevado.
195.         Chegando ao altar, faz com os outros uma inclinação profunda. Leva-se o Evangeliário, sobe ao altar e sobre ele depõe o Evangeliário. Depois ocupa o seu lugar no presbitério, junto com os outros ministros (instituídos pela Igreja).






Rito da Entronização da Palavra de Deus na comunidade

Comentário inicial:
 Estamos em setembro, e no Brasil já é uma tradição que este mês seja lembrado como o “Mês da Bíblia”. Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o mês da Bíblia, em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30.
Ao celebrar o mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la, cada vez mais, e a fazer dela, cada dia, uma leitura meditada e rezada. É essencial ao discípulo missionário o contato com a Palavra de Deus para ficar solidamente firmado em Cristo e poder testemunhá-lo no mundo presente, tão necessitado de sua presença. “Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus” (DA 247).

A Bíblia contém tudo aquilo que Deus quis nos comunicar em relação a nossa salvação. Jesus é o centro e o coração da Bíblia. Em Jesus se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o Povo de Deus.

Ao lê-la, não devemos nos esquecer que Cristo é o ápice da revelação de Deus. Ele é a Palavra viva de Deus. Todas as palavras da Sagrada Escritura tem seu sentido definitivo Nele, porque é no mistério de sua morte e ressurreição que o plano de Deus para a nossa salvação se cumpre plenamente. Por isso, cantando vamos receber a Bíblia em nosso meio, recordando que neste mês somos convidados a ler e difundir a mensagem bíblica aos irmãos.

*Todos ficam de pé e recebe a Bíblia cantando um hino que valorize a Sagrada Escritura. Entronizada na comunidade, o comentarista pede para que aplaudam a Palavra de Deus, em seguida avisa que permaneçam de pé para receber a procissão de entrada da missa. O coral entoa o canto inicial e o comentarista sem mais nada a dizer, volta para seu devido lugar. E o rito da missa não se altere em nada mais.


José Wilson Fabrício da Silva, crl