Arquivo do blog

segunda-feira

SANTA MÔNICA, A MULHER QUE QUIS SANTIFICAR A SUA CASA

Estimadas Mães Cristãs, é com espírito de oração que iniciamos a nossa meditação de hoje, fixando o olhar de nosso coração na manifestação de Deus realizada na vida de Santa Mônica. Assim como muitos cônjuges tem algumas dificuldades com os pais de seus parceiros, com Mônica não foi diferente. Mônica teve uma sogra muito difícil de lhe dar. Mas, com a mesma paciência amável conquistou o seu respeito[1], pois viu que a fé se sua nora lhe fazia ser uma mulher sábia e prudente, diferente das outras esposas pagãs.

Santa Mônica desde muito cedo procurou a santidade de vida como um propósito herdado de família, já que ela teve uma educação cristã dada por seus pais. Mônica casou-se com um jovem pagão, porém, não abandonou a sua religião. Patrício seu esposo sabia que sua mulher era católica e jamais iria deixar de praticar a sua fé, por causa de seus caprichos. Isto é um dado muito importante que devemos elevar da vida dessa mulher extraordinária. Hoje, infelizmente vemos a migração de religião com facilidade, porque não se sabe escolher bem a pessoa que se pretende casar ou mais ainda, simplesmente se apostada ou abandona a religião, porque a “tal pessoa amada” não quer que você pratique as obras da fé por diversos motivos.

Santa Mônica teve sempre presente em sua memória a passagem bíblica em que Israel escolhe Javé por seu Deus: “Porém, se não vos parece bem servir a IAHWEH, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses aos quais serviram vossos pais do outro lado do Rio, ou aos deus dos amorreus em cuja terra agora habitais. Quanto a mim e à minha casa, serviremos ao Senhor” (Js 24, 15).  Mônica entendeu que não importa o que passamos, deveremos servir ao Senhor. Trata-se de um compromisso com Deus que está acima das circunstancias. Venha o que vier, eu e minha casa serviremos ao Senhor. Com Deus eu passo e venço qualquer crise ou luta. Significa em outras palavras: eu confio em Deus. Ele é fiel, Ele não mente, todas as Suas promessas serão cumpridas em minha vida. Deus promete e cumpre. Nela você pode confiar. É uma poderosa declaração de Fé em Deus. É uma convicção Profética: com o Senhor vencemos qualquer batalha. Nesta declaração está implícito mais uma certeza de Santa Mônica. A vida é uma luta, inimigos contra a paz na família surgirão. Servindo ao Senhor nós venceremos. Hoje, muitos deuses se colocam diante de nós: o orgulho, a busca insaciável pelo ter, a realização pessoal acima de tudo e de todos e, com isso, o desvio total da adoração e o nosso afastamento e o de nossa família de Deus. Santa Mônica teve esse cuidado, como mulher sábia e prudente de não se afastar da Lei do Senhor e não descansou enquanto não ganhou para Deus o seu esposo amado e o seu filho Agostinho, pois o Espírito de Deus jamais a abandonou e inquestionavelmente continuava amando-a, independentemente se sua família estivesse completa na presença do Senhor ou não.


Dicas Práticas para realiza-las durante esses dias:

Procura fazer uma visita ao Santíssimo Sacramento, primeiramente ficando em silêncio na presença do Senhor por alguns minutos, deixando Deus falar, e depois, falas tu, colocando cada membro da tua casa na presença de Nosso Senhor Jesus Cristo, pedindo-lhe o dom da coragem para que sua família não se desvie do Caminho de Deus, nem você seja esse sinal de divisão em sua casa, quando lhe faltar a paciência.

JOSÉ WILSON FABRÍCIO DA SILVA, CRL
(Cônego Regular Lateranense)



[1] AGOSTINHO, Santo. Confissões. . 5ª Ed. São Paulo, Paulus. 2010. Livro IX, pág. 253.

Nenhum comentário: