Arquivo do blog

terça-feira

SANTA MÔNICA, MULHER QUE SOUBE USAR O SILÊNCIO COMO RESPOSTA ÀS ADVERSIDADES DA VIDA

Estimadas Mães Cristãs, é com espírito de oração que iniciamos a nossa meditação de hoje, fixando o olhar de nosso coração na manifestação de Deus realizada na vida de Santa Mônica. O silêncio de uma mãe usado no momento certo, na grande maioria das vezes ensina mais do que inúmeras palavras de ordem repetidas. Por quê? Porque deixam o esposo e os filhos pensarem, refletirem. Vemos na história de vida da mãe de Santo Agostinho, que ela desde muito pequena foi educada a ser uma mulher sábia e prudente. “Desse modo, educada no pudor e na sobriedade, e submissa por ti a seus pais, mais que por seus pais a ti, quando chegou à idade de casar-se, foi dada a um marido, a quem serviu como senhor. Procurava consquistá-lo para ti... Suportou infidelidades conjugais, sem jamais hostilizar, demonstrar ressentimento contra o marido por isso. Esperava que tua misericórdia descesse sobre ele, para que tivesse fé em ti e se tornasse casto. Embora de coração afetuoso, ele se encolerizava facilmente. Minha mãe havia aprendido a não contrariar com atos ou palavras, quando o via irado.”[1]
 
A exemplo de Santa Mônica, lembro-me de um testemunho muito interessante que certo dia ouvi de uma mãe nordestina, abandonada por seu marido, que rezava muito pelos seus filhos, um deles estava envolvido com as drogas e em caminhos obscuros. Ela não conseguia dormir enquanto o filho não chegasse, mas, quando ele chegava, sua ansiedade e pavor pelo que poderia ter lhe acontecido, surgiam com o discurso de sempre e muita discussão. Seu filho estava afastado da Igreja, pois havia recebido todos os sacramentos da Iniciação cristã e ela insistentemente o lembrava de como ele poderia retornar ao Caminho. Foi em uma manhã de mais uma espera, que essa mãe lutadora e cheia de fé decidiu usar o silêncio. Ele chegou assustado e quando entrou em casa pensando que novamente a mãe iria repreendê-lo, ele se depara com uma cena que o tocou profundamente, ela estava de joelhos rezando por ele. Ela encerra a oração e vê o seu filho ali, parado, já há alguns minutos, perplexo, observando-a. A mãe olha para ele, o cumprimenta com um simpático bom dia! O convida para tomar o café que iria preparar, sem mais nada falar. O filho com o coração totalmente quebrantado, refletiu, segundo ela: “Meu Deus! O que estou fazendo? O que eu estou causando a minha mãe, que já não tem o meu pai para sustentar a casa? A partir de hoje eu vou mudar!” no dia seguinte foi procurar o Sacramento da Reconciliação, fez um pacto com Deus e aquela mãe pôde ver ainda antes de partir, seu filho ser infinitamente mais do que sonhou. Isto não foi de uma hora para outra, mas aconteceu no tempo de Deus. Quando esta mulher procurou seguir o exemplo de Santa Mônica, este fato extraordinário aconteceu em sua vida.


Dicas Práticas para realiza-las durante esses dias:

Procura imitar, quando for necessário, o exemplo de Santa Mônica na administração de tuas palavras. Têm coisas nesta vida que obrigatoriamente temos que falar para evitar um mal pior, por exemplo, advertir os filhos para que não andem com pessoas erradas, nem vão a lugares reprovados pela doutrina da fé cristã. Porém, o silêncio quando temperado, é a melhor resposta para certas circunstâncias da vida. Aprenda isso!
 José Wilson Fabrício da Silva, crl
(Cônego Regular Lateranense)

[1] AGOSTINHO, Santo. Confissões. . 5ª Ed. São Paulo, Paulus. 2010. Livro IX, pág. 252.

Nenhum comentário: