Arquivo do blog

terça-feira

O CORAÇÃO DE JESUS REPOUSA NO SACRÁRIO

O CORAÇÃO DE JESUS REPOUSA NO SACRÁRIO



A fé nô-lo ensina, e, portanto, somos obrigados a crer, que Jesus Cristo está realmente na Hóstia Consagrada. Temos ali, em verdade, Jesus, o Filho de Deus, como está no Céu, oculto embora sob as sagradas espécies.

Nosso Senhor reside sobre os nossos altares, como sobre um trono de amor e de misericórdia, esperando, convidando e acolhendo os que O visitam, para lhes dispensar Graças e favores celestiais.

Além disso, estando Nosso Senhor, como está nesse Sacramento, abandonado e desprezado da maior parte dos homens, compreende-se quanto lhe será agradável a visita assídua das almas fiéis e agradecidas. Será esta a razão por que a Santa Igreja cercou sempre o Santíssimo Sacramento de tantas honras e dos esplendores do culto divino.

Grandes altares foram construídos em nossas igrejas antigas. De vários santos conta-se, que encontravam o seu encanto, o seu repouso, o seu Paraíso na presença de Jesus na Eucaristia.  E isto é a pura realidade, pois Santo Ezequiel Moreno, conhecido como o Santito Ezequielito pelos colombianos, passava diariamente, cerca de seis horas, diante do Sacrário na presença de Deus.

Sinto-me feliz em conhecer algumas das casas que esse santo viveu na Colômbia, e o interessante é que realmente as casas nos proporcionam uma intimidade com o Deus escondido.


Quando estamos diante do Sacrário, estamos diante do Centro de nossa fé, o Sagrado Coração de Jesus. O coração é o centro do homem.

O Coração de Jesus é o Tesouro de Deus, entregue a cada um de nós. Sabemos que a mãe é a responsável em cuidar e alimentar os filhos até quando ele se tornar independente em tudo. A nossa Mãe, a Igreja, nos alimenta daquilo que é a sua vida mesma aqui na Terra, a Eucaristia! Já pronunciou solenemente o servo o Bem Aventurado João Paulo II que, a Igreja Vive da Eucaristia.

Ela vive do Sagrado Coração de Jesus. É do Sacrário que saem raios restauradores e miraculosos sobre aquele de dele se aproxima.

Olhai o Sacrário e vereis as vestes do Cristo, abri o Sacrário e vereis o Coração de Cristo. E para melhor meditarmos e nos deleitar dessa maravilha sacramental, Santo Afonso Maria de Ligório nos escreve:

Por toda parte, onde se achar o corpo, aí se reunirão as águias” (Mt 24,28).

“Por este corpo os Santos entendem comumente o de Jesus Cristo; e pelas águias entendem as almas desapegadas, que se elevam, como estas aves, acima das coisas da Terra e voam para o Céu, para onde têm a sua morada contínua. Estas almas ainda na Terra têm o seu Paraíso, onde quer que encontrem o Santíssimo Sacramento, e parece que nunca se lhes sacia o desejo que sentem de ficar na sua presença.

Quantos as águias – diz São Jerônimo – percebem de longe a presa, logo se lançam para tomá-la. E nós com quanto maior ardor não devemos correr para o mais precioso alimento de nossas almas! Por isso, neste vale de lágrimas, os Santos sempre correram com avidez, como cervos sequiosos, para Jesus Sacramentado, como cervos sequiosos, para esta fonte celeste”
(LIGÓRIO, S. Afonso Maria. Visitas ao Santíssimo Sacramento, à Santíssima Virgem Maria e a São José. SAEM, Anápolis, 2004. Pag. 77)

Peçamos a Deus a graça de, a cada dia aumentar o nosso amor por Ele.



Autor: +José Wilson Fabrício da Silva 

Nenhum comentário: