Arquivo do blog

terça-feira

O tesouro do Coração de Jesus

O tesouro do Coração de Jesus
Considera que Jesus no Santíssimo Sacramento é o Divino e celestial Médico que, havendo-nos livrados da morte eterna com o preço de sua vida, ainda cura nossas feridas com o bálsamo dos sacramentos e repara nossa saúde com o saudável Pão de seu precioso Corpo. Jesus inocentíssimo tomou sobre si a culpa do primeiro homem e os pecados de todos os mortais. Jesus quer ser, só a Vítima e que sobre Ele descarregue todo o golpe da espada que devia exterminar à todos os mortais.

Ó que grandeza de Coração! Mas, vendo o Redentor que os homens pouco agradecidos á seus benefícios, haviam de cometer novos delitos, pelos que deveriam ser excluídos da herança eterna, á que havia dado direito a tormentos de sua morte, quer novamente favorecer á seus inimigos. Ele deixa no seio da Igreja os sete Sacramentos, como vasos que contém seu divino Sangue para lavar todos os pecados dos homens. Alma minha! Louva e bendize a magnanimidade e grandeza de Coração de Teu sapientíssimo Médico, que te curou de tua grave e mortal enfermidade. E ainda preparou o remédio para todas as tuas recaídas. Há, Jesus meu! Oxalá meu peito e minha alma suspirem só por Vós, sem ter eu mais vida que para amar-Lo.
Adoração ao Sagrado Coração de Jesus
A adoração perpétua do Sagrado Coração de Jesus é a mesma que a do Santíssimo Sacramento; somente tem por objeto particular o Divino Coração de Jesus, por ser principalmente á quem ferem nossas irreverências e principalmente á quem ferem nossa ingratidão. Pelo que, é evidente que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é inseparável da do Santíssimo Sacramento; ou mais bem, dizemos que a primeira é o complemento e a perfeição da segunda.
Vantagens que se tiram da adoração perpétua

As primeiras vantagens que encerra a adoração perpétua são as numerosas graças que dela manam para o próximo, para a Igreja, para o mundo inteiro. Graças de conversão para os pecadores e perseverança para os justos; paz e união nas famílias, concórdia entre os povos... Deus, á quem jamais vencerá em liberdade a criatura, quantas graças não derramará sobre aqueles que se dedicarem á adorar-Le no Augusto Sacramento com o fim de reparar os ultrajes que ali recebe seu Santíssimo Coração e indenizar – Le do esquecimento, da indiferença e ingratidão da maior parte dos homens?
Certamente que, desde esta vida lhes voltará centuplicados os sacrifícios feitos por amor seu, ainda quando forem os mais pequenos. Desde o Tabernáculo onde está encerrado o Salvador do mundo, continuamente brotam torrentes de graças para inundar as almas que Lhe visitam e colmar-las dos dons mais preciosos. Ó! Quantos tesouros não levarão ao retirar-se depois de haver passado alguns instantes ao pé do altar? Desde ali, purificadas, homenageadas e fortificadas, voltarão os adoradores ao seio de suas famílias, penetradas dos perfumes celestiais cuja influência se fará sentir os que as rodeiam!
Objetivo da adoração perpétua

O objetivo da adoração perpétua é reparar os ultrajes feitos ao Santíssimo Sacramento e ao divino Coração de Jesus; para pedir a conversão dos pecadores, a perseverança dos justos, o alívio das almas do purgatório, a propagação da fé católica e a paz da Igreja.
Obs.: para ter parte na adoração perpétua e poder ganhar as indulgências, é preciso estar escrito ema confraria do Sagrado Coração de Jesus ou do Santíssimo Sacramento.
Meditação
Regozijai-vos, almas devotas do amantíssimo Coração de Jesus; alegrai-vos ao ver chegada a hora que te é reservada para tributar ao Coração de Jesus no Santíssimo Sacramento, a homenagem de vossas adorações e hesitai em vosso coração um veemente desejo de passar-la santamente. Uni este desejo as fervorosas disposições de tantas almas que consagraram também esta hora feliz e bendita, para amar e honrar ao divino Coração de Jesus. Oferecei vossos pensamentos, palavras, ações e que até os batidos de vosso coração sejam como outros tantos atos de amor, de louvor e de reparação. Tende o maior cuidado em não cometer voluntariamente a mais leve falta, a fim de não ferir nem contristar esse Coração tão puro e tão santo de nosso bondoso Salvador. Sabes, alma cristã, qual é a dignidade e sublimidade do ofício que vai encher, quando os chamam á adorar á Jesus nosso divino Salvador no augusto Sacramento de seu amor?
- Fazer a adoração é já possuir o Céu, aqui na terra, pois adorando a nosso divino Redentor Jesus, começamos na terra o que continuaremos no Céu: é desempenhar aqui o sublime ofício dos anjos, qual é louvar, bendizer e adorar eternamente. 
- Fazer a adoração é regozijar ao Céu e consolar a terra, atraindo as bênçãos do céu para pacificar-la.
- Fazer a adoração é reconciliar o Céu com a terra, tratando de apaziguar a justiça divina irritada pelos nossos pecados; e oferecendo-se em qualidade de vítima, levantar as mãos aos Céus para obter a conversão dos pecadores, á exemplo de Moisés que orava na montanha enquanto os israelitas combatiam no chão.  
- Fazer a adoração é fixar sua mansão dentro do amante Coração de Jesus, alimentando-se de seu amor; é indenizar-Le do esquecimento e da fria indiferença que Lhe manifestam tantos males cristãos; é vingar as afrontas, injúrias e desaires que cada dia recebe de um sem-número de almas que lhe são ingratas e rebeldes.
- Fazer a adoração é preparar em nosso coração um lugar de descanso ao amorosíssimo Coração de Jesus; pois o mesmo nos assegura o júbilo que lhe causa encontrar almas que lhe adoram e que ternamente lhe amam.
Se queremos ser abençoados por Deus, temos que ser devotos do seu Santíssimo Coração, pois, o coração é o centro do homem; lugar onde depositamos todos os nossos sentimentos. Deus nos cumula de graças quando nos colocamos em sua presença sacramental.  
Morada no Coração de Jesus

1-) Entrai no Coração de Jesus por meio de recolhimento e a oração;

2-) Perseverai nEle com a contínua memória de seus benefícios;

3-) Colocai em guarda as vossas potências e sentidos, para descansar nessa ditosa morada de paz imperturbável dos justos;

4-) Saí do Coração de Jesus para ir á trabalhar por Ele: saí, como saem os serafins do paraíso, sem deixar-Lo um só instante;

5-) Levai á Jesus em vosso coração para comunicar-Lo e fazer-Lo conhecer de quem é pouco amado;

6-) Saí de Jesus assim como ele saiu do seio de seu Pai, sem permanecer dEle separado; assim como o raio de luz sai do sol sem desprender-se;

7-) Entrai no Coração de Jesus por frequentes elevações da alma, fazendo á cada hora e ainda que seja pequena as jaculatórias;

8-) Voltai á entrar ainda quando caíres em qualquer infidelidade, tomando a virtude contrária de seu divino Coração e dirigindo-Os á seu Pai a pedir - Le perdão e obtereis misericórdia.





Autor: +José Wilson Fabrício da Silva 

Nenhum comentário: